Barranquilla – Aparentemente, um ataque terrorista que se acredita ter sido perpetrado contra a base militar de Arauquita com um veículo carregado com explosivos do tipo tatucos não teria atingido seu objetivo. O caminhão dos terroristas explode longe, a caminho deste município. Informações preliminares indicam que seria um carro-bomba que foi ativado prematuramente com quem estava dentro do veículo, explodindo também muito próximo de várias casas.
A detonação do veículo aparentemente ocorreu próximo ao batalhão do Exército Nacional. Não se sabe se houve feridos ou mortos, as agências de socorro foram ao local para apagar o incêndio que causou o surto, e para verificar se havia pessoas dentro do carro.
Três pessoas ficaram feridas após veículo com pelo menos dez bombas explodir próximo de uma base do Exército colombiano no município de Arauquita, no departamento de Arauca.
Dos dez cilindros de explosivos no interior do veículo, pelo menos dois acabaram detonando. Em seguida, o veículo pegou fogo. De acordo com o comandante da 8ª Divisão do Exército da Colômbia, o general Jairo Alejandro Fuentes, a ação teria sido perpetrada pelo Exército de Libertação Nacional (ELN), uma organização guerrilheira colombiana fundada ainda em 1964, publicou o canal de TV Caracol.
Técnicos de equipe anti-bomba do Exército da Colômbia isolaram a área para desativar os outros oito cilindros.
Por sua vez, o governador do departamento de Arauca, José Facundo Castillo, fez uma declaração repudiando o ato:
“Rechaçamos de maneira contundente o ato violento que aconteceu no departamento de Arauca”, publicou a declaração o El Espectador.
FONTE: Agência Colombiana de Notícias e El Espectador