Por Carolina Ambinder
Ontem (19) ocorreu o primeiro dia do Simpósio “Defesa e Segurança Internacional – Questões e Perspectivas”, organizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (CFN – MB) e o King’s College London (KCL), no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Complexo Naval da Ilha do Governador (CNIG).
A abertura contou, primeiramente, com o canto dos hinos do Reino Unido e do Brasil, com participação do Coral formado por jovens do Projeto Social do CNIG.
Em seguida, foi feita a fala de abertura pelo Almirante de Esquadra AGUIAR FREIRE, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), que destacou a parceria com o KCL para o entendimento das questões do século XXI para a Marinha; e a palestra de honra, proferida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra CUNHA, que lembrou, inicialmente, o Protocolo de Intenções feito entre o CIASC e o KCL esse ano. Segue vídeo do primeirodia do evento:
O primeiro painel do evento, entitulado “Questões Contemporâneas em Defesa e Segurança Internacional”, contou com a participação do Embaixador Rubens Barbosa, na qual foi lembrada a importância de uma Grande Estratégia para o Brasil; do Prof. Dr. Vinicius Carvalho (KCL), que apresentou perspectivas do Norte e Sul Global; e do Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval CARLOS CHAGAS (Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais – CGCFN), que abordou as transformações do mundo e o CFN hoje e do futuro.
Após as palestras, houve debate com a moderação do Jornalista Hélter Duarte, e perguntas enviadas pelos civis e militares presentes.
Na parte da tarde, no painel “Cibersegurança e Defesa Cibernética”, os palestrantes foram o Contra Almirante GURGEL, Diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM); o Dr. Roberto Gallo, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa (ABIMDE) e CEO da Kryptus Segurança da Informação; e a Profa. Dra. Clare Stevens, do KCL.
O debate da tarde foi moderado pela Contra Almirante (EN) Luciana Marroni. Nos intervalos, por fim, os participantes puderam conhecer mais sobre o CFN na exibição de alguns de seus veículos equipamentos:
O Simpósio contou com o apoio da Amazul, EDGE e Estácio, tendo recebido mais de 800 inscrições, sendo cerca de 350 de instituições de ensino superior, como a Estácio, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A programação do segundo dia e as palestras ministradas poder ser acessadas em: https://www.youtube.com/live/nS-czEe_7Bg?feature=share