A Marinha do Brasil, em parceria com a Base Industrial de Defesa (BID), realizará o Seminário de Projetos Estratégicos da Marinha, em 30 de novembro, no Museu Naval, Rio de Janeiro. O objetivo do evento é apresentar as necessidades atinentes a requisitos técnicos operacionais (RTO) dos Projetos Estratégicos do Programa de Modernização do Poder Naval e as ações voltadas para elevar o Índice de Conteúdo Local (ICL) nesses Projetos, por meio da participação de atores da nossa BID.
A Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), como responsável pela gestão de programas e projetos de obtenção, bem como pelo gerenciamento do ciclo de vida de sistemas e meios navais, coordenará o Seminário composto por seis painéis, que serão conduzidos no período de 09h às 16h30, à luz da seguinte temática:
Painel 1 – Navio-Patrulha (NPa) de 500 Toneladas – Apresentação da EMGEPRON: Navio-Patrulha de 500 Toneladas (Projeto Nacional) e Índice de Conteúdo Local; e – Apresentação da DGePM: NPa “Mangaratiba” – Retomada da Construção no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e possibilidades para a BID.
Painel 2 – Aviso de Instrução (AvIn) – Apresentação da DGePM: Status do Projeto, Requisitos Técnicos Operacionais, Estratégia Construtiva e Oportunidades para a BID.
Painel 3 – A Relevância do Apoio Logístico Integrado nos Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil – Apresentação da DGePM: Importância Estratégica do Planejamento e Estruturação do Apoio Logístico e Demandas para o Planejamento da Suportabilidade de Sistemas.
Painel 4 – Boas Práticas de Estimativas de Custo de Ciclo de Vida de Sistemas – Apresentação da DGePM: Demandas da MB para as Empresas apresentarem estimativas de Custo de Ciclo de Vida (CCV) de Sistemas.
Painel 5 – Painel Institucional da ABIMDE.
Painel 6 – Índice de Conteúdo Local em Projetos Estratégicos da Marinha – Apresentação da EMGEPRON: Benefícios da Participação da Indústria Nacional em Projetos Estratégicos e Ações para Elevação do Índice de Conteúdo Local. Ressalta-se a relevância da participação das empresas nacionais no Seminário, que terá como foco a Base Industrial de Defesa, o Índice de Conteúdo Local dos Programas e os Projetos da Marinha do Brasil que estão incluídos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As empresas interessadas poderão obter mais detalhes pelo e-mail “dgepm.seminariopem@marinha.mil.br”.
Boa tarde Padilha os navios patrulha fluivial 02 classe Bracui
e dois classe Grajau vão operar mais 15 anos devido
o ambiente dos rios ser menos agressivo do o mar?
obrigado
abs.