Nos dias 29 e 30 de abril, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSIPR e a Escola de Guerra Naval – EGN realizaram um Jogo Seminário sobre uma situação de emergência nuclear no Município de Angra dos Reis (RJ). O evento foi conduzido pela Coordenação-Geral do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), e contou com a participação de instituições governamentais, assim como dos membros integrantes do Comitê de Planejamento de Resposta a uma Situação de Emergência Nuclear (COPRON).
O principal objetivo foi aprimorar o gerenciamento das ações previstas no Plano de Emergência Externo – PEE/RJ para resposta a uma emergência nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). O exercício permitiu observar o desempenho dos principais atores participantes, levando-se em consideração os vários cenários de uma emergência nuclear, com foco nos aspectos ambientais, na proteção da população, nos fatores psicológicos, bem como no emprego de pessoal e material, elementos essenciais em um ambiente real de evacuação de área em situação de emergência nuclear.
Por fim, foi realizada uma videoconferência entre o Centro de Jogos da EGN e a Secretaria de Acompanhamento de Estudos Institucionais do GSIPR, em Brasília (DF), com a participação do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, momento em que foram transmitidos, em tempo real, dados sobre a evolução do exercício. A modalidade abre novos horizontes para a utilização de tecnologias em simulação para este tipo de exercício e contribui com o aperfeiçoamento das ações de planejamento para a proteção da população e do meio ambiente na região de Angra dos Reis.
FONTE: Nomar