Por Otávio Santana do Rêgo Barros – General de Divisão da Reserva
O “save the date” para a festa em comemoração à nossa independência foi enviado no início do mês. Muitos compareceram, muitos não. Não importa. Todos, indistintamente, desejaram ORDEM E PROGRESSO ao aniversariante.
Como de costume, na manhã de 7 de setembro, em muitas localidades do país, em uma genuína união cívico-militar, desfilaram estabelecimentos de ensino, organizações diversas e Forças Armadas.
Aqui em Brasília, a abertura da semana da pátria contou com retretas de bandas militares, exposição de material bélico e a tradicional parada, no colorido eixo monumental da capital federal.
Homens e mulheres, envergando uniformes de gala e de combate, cara limpa para a paz ou camuflada para a guerra, renderam homenagem ao gigante verde e amarelo, cuja certidão de nascimento foi lavrada nesse mesmo dia, há duzentos e um anos, às margens do riacho Ipiranga.
Em outro grupamento, meninos e meninas, pertencentes a escolas públicas e privadas, em passo quase certo, vibravam conduzidos por mestres atentos e sorriam ao avistarem pais orgulhosos a fotografá-los.
Nas palavras de agradecimento, o aniversariante, se pudesse expressar-se, declararia sua satisfação com a deferência histórica do povo brasileiro à data, com o esforço de construção de um país próspero para seus filhos e, magnânimo, pediria que as tribos, ainda em conflito, abaixassem as armas e tomassem assento na mesa da conciliação.
Exemplo de conciliação, aliás, que ele iria buscar no espírito pacificador de Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -, patrono do Exército brasileiro ou em Nelson Mandela que libertou a África do Sul de um cruel sistema racista baseado em violência e preconceito, unindo com rara inteligência emocional opressores e oprimidos sob um projeto de nação.
Essas figuras icônicas representam até hoje a ideia de uma genuína pacificação.
Caxias viveu como soldado desde os cinco anos de idade. Foi porta-bandeira do batalhão da guarda imperial ainda imberbe e Duque na vitória da guerra da tríplice aliança.
A coroação como o maior soldado brasileiro de todos os tempos foi fruto de sua liderança refletida no arrojo, temperança e humildade demonstrados durante as revoltas insurrecionais com as quais o país, recém independente, teve que se bater.
Onde o império brasileiro corresse perigo lá estava a invencível espada de Caxias. Não para castigar pelo prazer de ver os derrotados curvados. Não para vingar afrontas de desviados figadais. Sempre para construir espírito de união que deveria amadurecer entre gente de mesmo sangue, tradições e ideais.
Abdicando de revisionismos históricos de moda que nascem e se evaporam conforme outra moda venha a surgir, Caxias sempre foi um homem do diálogo e a sua biografia sustenta o epíteto de “O Pacificador”.
Mandiba – alcunha que os sul-africanos atribuíram a Mandela -, segundo seu biógrafo Richard Stengel, teve muitos professores em sua vida, mas o maior de todos foi a ignóbil prisão. Prisão que lhe ensinou autocontrole, disciplina e foco – qualidades que ele considerava essenciais à liderança -, que lhe ensinou, em consequência, como se transformar em um ser humano completo.
Na cela, na ilha de Robben, não havia espaço para um Mandela de 1,87 metro. Sequer ele podia se esticar quando estava deitado. Quando conquistou a liberdade, era óbvio que o cárcere o tinha moldado, literal e figurativamente: não havia ambiente para movimentos insignificantes ou emoções rasteiras.
Durante os 27 anos na masmorra, Mandiba ponderou não somente sobre política, mas também sobre como se comportar, como ser um condutor, como ser um transformador. E aprendeu que um líder não devia apenas liderar, devia ser visto liderando.
Caxias e Mandela foram e são inspiradores. Luzes que brilham como estrela de primeira grandeza. Nesse momento de desassossego diário do aniversariante precisaremos de lideranças semelhantes que se dispam das vaidades do poder e se afastem de rancores pretéritos para liderar pelo exemplo a nação ainda ressentida por anos de maniqueísmo ideológico.
O céu azul brilhante do 7 de setembro, emoldurado pelos ipês amarelos que florescem nesta época do ano em Brasília, gostaria de testemunhar o recomeço da caminhada do Brasil rumo a um futuro mais justo, sereno e promissor. E nós devemos crer que é possível.
Oxalá não seja mais uma crença inalcançável. Eles, Caxias e Mandela, a seu tempo e lugar, conseguiram iluminar o caminho.
FONTE: Folha de Pernambuco
gostaria de testemunhar o recomeço da caminhada do Brasil rumo a um futuro mais justo, sereno e promissor.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Texto vergonhoso, a que nível desceram , pior ainda é ser obrigado a publicar uma matéria montada visando adquirir notoriedade !
Não conseguiram nada a não o desdém das pessoas honestas !
Não seja propagador de mentiras, este general era aquele que, como porta voz, adorava piadas no início do governo anterior e desapareceu até o primeiro ano de mandato por desavenças não explicadas…como sempre, mais é mais desinformação…
União, progresso, conciliação?
Com uma quadrilha de ladrões governando o país?
E para os desonestos intelectuais, a continência prestada pelos oficiais ao L, é em relação ao cargo de presidente, e não em relação à figura pessoal de quem ocupa a presidência.
Ademais, para os mais informados, quem governa o Brasil é o chuchu, e não o L. Afinal, foi este o acordo exigido pelo tio Sam.
E mais uma vez: parabéns às FFAA por manterem a integridade territorial, e EVITAREM um golpe inconstitucional, o que seria a desculpa perfeita para EUA/UK invadirem o país. E era essa a missão do governo do mito: entregar de vez o país para EUA e UK.
Ademais, o choro dos escritórios pagos que aqui comentam, é livre.
Selva!
”parabéns às FFAA por manterem a integridade territorial, e EVITAREM um golpe inconstitucional, o que seria a desculpa perfeita para EUA/UK invadirem o país. E era essa a missão do governo do mito: entregar de vez o país para EUA e UK.”
Você me perdeu aqui…. tive de cair na gargalhada
Parei de ler quando ví o Mandela…
Mandela hahahahahahahah
Parece até texto de um estudante colegial querendo fazer média com o professor de história.
Que opinião mais antipatriótica, destoante da realidade do Brasil e com uma clara posição política pró governo destacado no penúltimo parágrafo.
O antipatriotismo a que me refiro se apresenta já no começo do texto usando uma expressão estrangeira: “save the date”. Ou seja, você já começa lendo a opinião tendo que traduzir um enunciado estrangeiro. Outro exemplo é Mandela que não tem nada a ver com a história do Brasil. E essa situação piora pelo fato do autor ser um general da reserva não destacar os Pracinhas da FEB em nenhum momento. Nossos soldados mostraram com suas vidas o que acontece com pessoas que ousam afundar brasileiros nos nossos navios: vários soldados alemães serem prisioneiros. Eles mostraram como a cobra fuma. Hoje os italianos dão mais valor aos nossos Praças do que nossos generais da reserva que escrevem opiniões como essas, tanto que até crianças italianas cantam o hino da FEB. Que vergonha general!
A discordância é sobre o caráter de um homem que trata de política (ou seja poder) em cima do caixão da finada esposa, não presta atenção ao homenagear a bandeira na cerimônia de posse, reconhece Maduro como presidente legítimo, recebe Fidel Castro cujo trato com seu povo era de total irrelevância entre outras atitudes lamentáveis de quem está no comando do Brasil. Provavelmente a cereja do bolo dele será a aprovação do aborto em algum momento do mandato. Quando digo aprovação presidencial claro que esse processo já passou pelo Congresso, comissões etc. Mas a última e definitiva palavra será dele. Claro depois da situação da senhora Marisa, do Maduro e outras ditaduras um aborto não seria nada demais.
Finalmente a clara posição do autor sobre o apoio ao governo é evidente no penúltimo parágrafo como destaquei em que ele traça o ponto de partida de reinicio do país rumo a justiça, serenidade e esperança. Que lindo! Quer dizer que podemos esperar de um líder que apoia ditaduras essas condições que a opinião do autor deslumbra? Gente, antes de começarem a me criticar por meu ponto de vista entendam que a vida não é um filme que começa bem, vem o antagonista atrapalhar tudo e no final tudo fica normal de novo. Não se deixem iludir por um conteúdo opinativo tão encantador como utópico como esse. Tem fachada que esconde bagunça interna, mesmo que a tal fachada seja bela: “Ipê amarelo florescendo, céu azul” que palhaçada é essa? Ele consegue transformar a realidade de um país chamado Brasil em uma poesia!
Mais um MELANCIA a serviço dos lesa pátria.
O brasileiro honesto não vai esquecer dos vendilhões.
E só esperar, tua hora vai chegar.
E pra os desinformados ou propagadores folosos de mentiras ( refletem bem o chefe) um lembrete. A vacina começou a ser minstrada na Inglaterra na primeira semana de dezembro de 2020. A ANVISA autorizou uso aqui na segunda quinzena de janeiro de 2021. No dia seguinte começou vacinação. Distribuir medicamento sem aprovação da agência é crime. A proposito o FDA atualmente recomenda o uso da ivermectina no tratamento do virus. Pesquisem. A mentira dos néscios e alienados aduladores de corruptos jamais prevalecerá.
Texto melância. 7 de setembro de 2023 foi o maior fiasco das FA em sua historia. Desfilando pra um ex condenado e sua camarilha e sem povo. Duvidam? Peçam pra tropa . Enquanto o RS padece com provaveis 80 mortos a “canja” faz dancinha e ri. Nao é uma questao de ideologia. É de caráter. Um presidente que não sai na rua de medo. Quem não vê isso é pior que ele
E vocês não…
O país continua dividido…
E a inteligência dos militares continuará a ser medida e referenciada pela régua do exemplo o “MITO” Bolsonaro…
E os militares que alimentaram o falso Messias não podem reclamar de ter sobre si algo que eles mesmos PLANTARAM…
O mesmo de sempre. Tu viu o povo no desfile? Entendeu o recado?
Vi, o minions dos últimos 4 anos não estavam lá pois não era mais o seu lugar.
Que bom que o sete de setembro voltou a ser aquela data de desfiles militares de baixo apelo popular principalmente quando o tempo está chuvoso…
E PRINCIPALMENTE sem o espetáculo patético do bicentenário do país com o vergonhoso coro do……!!!
Vergonha INTERNACIONAL alheio…
”Que bom que o sete de setembro voltou a ser aquela data de desfiles militares de baixo apelo popular principalmente quando o tempo está chuvoso”
Gilbereto me desculpe, eu con cordo com mtos de seus pontos, mas isso aqui é um absurdo completo. Obviamente isso é, objetivamente algo ruim.
Se o país está dividido Gilberto é porque há uma democracia – como nosso presidente sempre gostou de se expressar – portanto há uma situação e oposição. Ou seja, que bom que o Brasil está dividido em nome do direito dessa mesma situação e oposição conviverem no mesmo território harmonicamente como estou manifestando aqui.
Divisão da população de uma nação é prato cheio para potências imperialistas invadirem o Brasil (divide et impera). E quanto ao 7 de setembro, vale lembrar que o ‘mito’ prometia canetadas e ‘eu autorizo’ para fazer lotar a celebração.
Caxias jamais estaria ao lado de Ditadores, aliás , lutou contra eles , o Brasil não tem o que comemorar.
Eles não conseguiram…
Caxias deve se revirar lendo tamanho absurdo…
Aqui em Sc, na minha cidade, algumas escolas particulares não desfilaram…os pais em reunião não queriam desfile por causa do presidente.
Infelizmente ainda há muito extremismo, uma cegueira inédita na história recente do Brasil.
Espero que nos próximo anos a mídia brasileira crie juízo e não repita o que fez de 2010 a 2016, uma verdadeira bagunça no país em nome da “mudança”.
Agora está bom , anulação das sentenças que fizeram recuperar bilhões de dólares roubados do tesouro, anistia a réus condenados é confessor do esbulho nunca visto antes na história da humanidade, gastos exorbitantes do tesouro Nacional para os cupinxas , imposição de novos tributos e taxas ilegais por medidas provisórias devidamente abalizadas pela emendas $$$$, democracia pujante e rumo ao fim do abismo, batam palmas e faça o L com força malditos.
Pelo jeito uma melancia falante exaltou a democracia pujante segundo palavras de outra melancia traidora no dia 31 de dezembro último.
Eles, os que estão no poder novamente, conseguiram foi dividir o país, rachar o povo, avacalhar tudo, jogar o país 30 anos de volta pra trás, enquanto a nós só resta lamentar.
Fizemos a nossa parte.
Eu fiz.
Tu tava lá na bagunça do 8 de janeiro? Se esteve, deve estar muito orgulhoso do que a turma boa dos “patriotas” aprontou, hein?
Eles conseguiram…. conseguiram manter a ordem no Brasil, a estabilidade das instituição, e o MELHOR, a nossa condição de país LIVRE e sem intervenção ESTRANGEIRA.
Forças políticas tentaram de tudo para que se desse o golpe!
Nossos militares NÃO CAÍRAM na armadilha.
Parabéns Forças Armadas Brasileiras. E contem comigo para defender minha amada terra Brasil.
Selva!
Volta pra terra meu camarada. Já expulsaram as ONG’s da Amazônia ??? Já começaram a extrair petróleo na Amazônia??? Ja liberaram a construção da ferrograo passando na beiradinha da demarcação de terra indígena??? Entre tantas outras cossitas, se nao forem positivas as respostas a sua afirmativa vindas de sua cabeça são absurdas e inverídicas 🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️ Menos “L” e mais racionalidade !!!!🇧🇷
Tudo que vc citou se resolve no Congresso, prezado. Forças Armadas são para fazer a guerra ou evitar uma invasão MILITAR (e isso eles conseguiram MUITO BEM).
Menos tio Sam e mais Brasil, prezado. E o L é problema de quem votou nele.
Um texto vazio, de oficial tosco, completamente alienado da realidade em que vivemos e principalmente de um exército que se distanciou dos ideais de Caxias.
Nunca mais serão……
Os ideais de Caxias nunca foram golpes de Estado…
Ne desço denar e chamar a volta de um ladrão a presidência
Eu sei que tu apoia ladrões tão não vou discutir.
Foi uma eleição democrática . Só pra início de conversa. Pela maioria da população brasileira foi feito um candidato. Cadê o relatório do Exército que mostra que não havia fraude nas urnas? Cadê? E quiseram fazer um golpe de Estado tosco em 08/01 para defender um afanador de jóias. Isso a turma boa dos “patriotas” sempre “esqueçe”
Este deve ser uma anta petista cega e surda. Em relação ao passado recente de ódio, este referido sentimento se deve à indignação dos cidadãos de bem, pagadores de imensa carga tributária, ao histórico de podridão e corrupção dos governos que defendem regimes socialistas e terroristas, além de todo o sistema político corrompido.
Talvez os patriotas pagadores de impostos estejam tremendamente orgulhosos e saudosos de um (des)governo responsável por 700 mil mortes e que se apropria de jóias do tesouro nacional como se fossem suas. Se for assim, tá tudo muito jóia.
Só para lembrar que está semana o ministério da saúde do governo carnica afirmou que as medidas tomadas por JB na pandemia foram corretas. Inclusive o Zanin absolveu JB de todas ações contra ele mi idas pelo PT e sua lua orbital, o Psol
Deixa de desonestidade intelectual! Tu pensa que todo mundo se informa por grupo de zap? Tu pensa que todo mundo vive em uma bolha? As medidas foram certas, mas começaram com meses de atraso. Poderiam ter começado em outubro de 2020 e só começaram de fato em janeiro de 2021.
Sequim, a aplicação da vacinação foi aprovada pela ANVISA somente em dezembro. Imediatamente após a autorização, a importação foi iniciada e em janeiro já iniciou-se a vacinação. Seu fanatismo está deixando você cego.
Meu Jesus! A ANVISA é uma agência do governo e que segue as diretrizes do…? A Pfizer ofereceu as vacinas no último trimestre de 2020, e vários órgãos internacionais já haviam aprovado essa e outras vacinas para uso. . Isso é História. Não adianta, nenhum esperneio muda isso. Esse desgoverno e que o apoiou tem milhares de morte evitáveis nas costas. Espero que prestem contas um dia.
Que não tinha sido aprovada pela Anvisa. Como bom petista, tua leitura é seletiva Vai lá site do Ministério da Saúde, o do PT, aprovando todas medidas tomadas pelo governo anterior.
Que apego ao legalismo! A cloroquina já tinha sido aprovada quando o desgoverno recomendava seu uso? No caso das vacinas, havia pesquisa científicas recomendando seu uso.
Senhores, voltemos ao artigo por favor.
Posso pedir ao Padilha para publicar aqui a decisão do Ministério da Saúde afirmando isto e o Zanin confirmando
Kkkkkkkkkkkkkkkkk…respira para rir mais…kkkkkkkkkkkkkkkkk….respira…..kkkkkkkkkkkk
A pessoa que escreveu o texto, segundo o nome consta no início da publicação, é só o general que foi porta voz do “mito”.
Só “dar o Google” no nome!!!
Kkkkkkkk…respirando para rir mais…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente artigo de opinião.
Grande satisfação por saber que temos alguns militares dotados de inteligência acima da média, equilíbrio moral e capacidade de análise independente, livres de amarras ideologicas e apegos a posturas do passado que não tem mais razão de existir no presente.
São exemplos como este do Gen Otávio Santana do Rêgo Barros que devem nortear a mentalidade das FAs brasileiras neste processo de reconstrução que está sendo levado a cabo. Forças Armadas modernizadas, totalmente focadas em suas tarefas constitucionais, livres de pretensões políticas e divisões ideológicas e de mãos dadas com a sociedade civil, pois somos um só povo e uma só nação.
KKKKKKKK
Pronto, lacrou, já pode passar na tesouraria e pegar tua mortadela.
Pessoas movidas por frustrações pessoais, ressentimentos, carências, fracassos, ódio, este é o tipo de gente que se agregou à seita ….. que foi retirada do poder. De fato o Brasil é um país doente mas estamos num processo de cura. A decisão é pessoal e a vida é curta. Em breve nenhum de nós estará mais aqui. Você escolhe se quer concluir sua passagem por este planeta em felicidade ou consumindo-, se num estado de miséria mental e insanidade.
Eu estou muito feliz e satisfeito e nada pode me tirar deste estado.
Cadê os 60 milhões que elegeram esse descondenado?
Não foi eleição limpa coisa nenhuma.
O mundo gira e veremos como terminará a desse desgoverno,tenho muitas esperanças de que o Brasil vencerá essa corja alçada ao poder.
Quanto a esse general tosco e melancia o povo mostrou a verdade ,o pior cego é o que não quer enxergar o que está diante de seus olhos.
Você é só mais um militante idolatrador de ladrões da pátria.
Pois é Kornet estamos,por enquanto, na era do amor é só fazer o “L” q tudo se resolve mas…..sabemos como terminará,de novo, esta história.😎🇧🇷🙏🏾
Eu não deveria descer ao nível de debater com loucos porque obviamente é inútil, mas não posso deixar de ressaltar para as pessoas mentalmente sãs que frequentam este blog, não que seja necessário porque elas veem isto, a gigantesca hipocrisia de fanáticos alucinados chamando os outros de militantes de ladrão enquanto se tornaram massa de manobra de um ladrãozinho barato de joias, de salários de funcionários, um terrorista que intentou perpetrar atentados a bomba contra o EB, um traidor da pátria entreguista que ferrou com os produtores de açúcar e etanol, ferrou com a indústria nacional para lamber os eggs do Trump. Que vendeu a refinaria Landulpho Alves por metade do se valor de mercado e agora esta região tem a gasolina mais cara do país. Que agiu de forma intencional para potencializar as mortes durante a pandemia, que sempre demonstrou desprezo por parte da população do pais, que Nunca trabalhou de fato. Um inepto, inapto, incompetente e v@g@bundo raso que não vale o que dejeta.
Ontem fui ao supermercado e fiquei positivamente surpreso com a queda geral de preços de itens de todos os tipos
Acabaram as filas do osso. Eu muito satisfeito com as mudanças.
Quanto a vocês, atingiram um nível de insanidade na qual só vocês sofrem. Sua tentativa de golpe fracassou e a discrepância econômica e social entre o flagelo da extrema direita…. fracassada e derrotada e o atual governo é tão grande que jamais aquilo voltará a ocorrer. Jamais. Foi um fenômeno passageiro, uma tragédia que se foi.
Quanto a vocês, pobres insanos, muitos já se livraram do fanatismo, outros continuam a se afundar na loucura.
Te mostro quando tu me mostrar o relatório das urnas.
Forças Armadas modernizadas Paulo? A do Brasil? O Lula não pode ver um avião importante como o KC30 que já cresce o olho para transformá-lo em vip, ao invés de pensar na sua conversão para servir ao povo brasileiro. Hoje temos a primeira de quatro fragatas de pouco mais de 3.000t em inicio de construção quando já deveríamos estar operando 5 fragatas de 6000t, um novo navio logístico e 5 navios patrulhas oceânicos de 2000t; o Gripen só foi escolhido no mandato da Dilma sendo que o Lula já teve dois mandatos para escolher o caça e sobre o Exército nem ideia de quando substituirão os Leopard. Isso Paulo é só tratando dos meios mais importantes de cada instituição, imagina os mais simples.
Paulo, tente entender: nós operamos a fragata Greenhalgh!!!!!!!!!!!!!! Um navio totalmente obsoleto da época da guerra das Falklends!! Como você pode considerar forças armadas modernizadas tendo um navio tão antigo como esse e só agora as Tamandarés COMEÇANDO a ganhar forma? Em que mundo você vive cara!!! Acorda meu!!! A Greenhalgh e a Rademaker passaram por todos os mandatos do PT, e já está quase no final do primeiro ano do mesmo governo!
Que bela modernização!!! Acorda Paulo, é sério, de boa.
Moço, obviamente estou ne referindo às modernizações em andamento,, não ao que já existe no arsenal das Forças. Lentas sem dúvidas, mas estão ocorrendo e pode-se melhorar se houver o interesse necessário e algum esforço.
Não vou tomar parte ao lado de posicionamentos derrotistas. Isto é algo que precisa mudar urgentemente na mentalidade de muitos brasileiros. Isto é a base da estagnação e do fracasso.
Paulo, meu foco foi os meios militares em geral e não política. Sei que existem renovações em andamento mas ainda estão aquém do necessário, tanto que o governo apenas destinou 52bi para manter o que já esta contratado – ou vias de ser contratado como os KC30 para a conversão deles. O governo não atrapalhou – concordo! – mas também não ajudou já que é necessário mais encomendas de submarinos (mas de projeto nacional), novos navios logístico, e novos carros de combate nem que seja a médio prazo no máximo! E isso demanda mais verba! Por isso que falei “apenas” o valor.
Mencionei o presidente em relação ao KC30 apenas para expressar uma ideia do oportunismo dele em relação a aeronave. Só! Ao menos você reconhece a lentidão de como o tema defesa acontece no Brasil – independente de quem está no poder espero. Respeito sua oposição mas você deveria reconhecer que exagera ao tratar os outros aqui se considerando superior por “não descer ao nível” de. Perceba que você começa e termina sua opinião chamando sua oposição de loucos na intenção de ofender os outros só porque discordam de você. Chama os outros de fanáticos e age da mesma forma (ou seja, hipocrisia!).
Mais uma vez, respeito sua oposição mas tente mudar essa mentalidade tão arrogante, “superior” como você mesmo se auto considera. Até a próxima!
Desista meu amigo, eles vivem em.uma bolha.
Vão acordar quando tiverem que pegar o ticket na sede do partido, e aí vai ser tarde.
Gandhi da Índia, expulsou os invasores inglêses do seu país sem tiros e morte.
A Paz e a Boa Vontade, impera nas “mentes e espiritos” de homens de bem.
Paz e Luz
Forte Abraço
Sim, e logo em seguida apenas alguns anos mais tarde, de maneira n mto pacífica entraram em guerra contra o Paquistão (por 3 vezes), invadiram Bangladesh, fagocitaram as forças portuguesas em Góa e atualmente são o 4 maior exercito do planeta. Não me venha com essa historinha por favor, honestidade intelectual….
Só mesmo um esquerdista para comparar o terrorista multi-assassino ao exemplar soldado brasileiro.
Este é o nível dos oficiais Brasileiros, comprar um político corrupto e assassino de outra Nação com um o Patrono do Exército Brasileiro
Peço desculpas a Caxias, por ter sido associado ao crápula Nelson Mandela. Um texto sem nexo e significado, de um sujeito que nem sabe o que escreve. É isso que esse texto representa.