O Governo brasileiro condena a série de bombardeios e ataques terrestres realizados hoje em Israel a partir da Faixa de Gaza, provocando a morte de ao menos 20 cidadãos israelenses, além de mais de 500 feridos. Expressa condolências aos familiares das vítimas e manifesta sua solidariedade ao povo de Israel.
Ao reiterar que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o Governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação.
Não há, até o momento, notícia de vítimas entre a comunidade brasileira em Israel e na Palestina.
O Brasil lamenta que em 2023, ano do 30º aniversário dos Acordos de Paz de Oslo, se observe deterioração grave e crescente da situação securitária entre Israel e Palestina.
Na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocará reunião de emergência do órgão.
O governo brasileiro reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas. Reafirma, ainda, que a mera gestão do conflito não constitui alternativa viável para o encaminhamento da questão israelo-palestina, sendo urgente a retomada das negociações de paz.
Ministério das Relações Exteriores
Nota improdutiva de um órgão loteado por alienados. Quer que ambas as partes “exerçam contenção” após mais de 300 israelenses serem brutalmente massacrados, incluindo criancinhas, velhinhos e muitas mulheres. Os vídeos de crianças israelenses chorando ao terem suas casas invadidas por terroristas deveriam colocar qualquer ser humano em perplexidade. Mas os alienados ainda querem a “solução de dois estados”, sendo o palestino um covarde e abertamente patrocinador de terrorismo. Nota de alienados e inúteis!
Nota incrédula , sempre soubemos muito Bem que lado os esquerdistas estão , até pelas congratulações do Hamas ao ser inominável i , pela Eleição
É sem dúvida uma nota hipócrita sem o menor pudor em mentir, tanto que não se refere aos Hamas como terroristas. “Evitar escalada” significa evitar a resposta de Israel, portanto é uma nota em defesa dos terroristas disfarçada em palavras apaziguadoras. Típico já que o terrorista italiano Batisti teve o mesmo tratamento aqui no Brasil.