Por Luiz Padilha
A manobra de Load-In consiste em retirar o submarino da água e colocá-lo no interior da Oficina de Construção de Submarinos, para o início de seu Período de Manutenção Geral (PMG), no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).
A animação que colocamos aqui demonstra todo o processo em colocar o submarino Timbira dentro do dique e ao esvazia-lo, o submarino estará corretamente apoiado nos berços da balsa. Esta por sua vez, esgotará toda água de seu interior, para quando o dique voltar a se encher, a mesma flutue com o submarino junto.
Após a balsa ser retirada do dique seco com o submarino já apoiado nos berços especiais, a balsa é conduzida a posição de entrada para o galpão da Oficina de Construção de Submarinos, onde através de pontes especiais construídas para a manobra, o submarino será levado para dentro, onde é realizado o PMG.
Clique na imagem abaixo e veja como foi o Load-In do submarino Tamoio.
Apenas para conhecimento, o SELENA da BNA faz (ou fazia, nao sei como está) uma manobra semelhante, mas bem menos complexa…
Parabéns pela matéria, ficou excelente… FA !!!
Está de parabéns o vídeo é muito bom, explica com bastante detalhe todo o processo. É fantástico!
Mais uma vez, gastou-se um monte de dinheiro e o submarino deu baixa ano passado…
Luiz, depois dessa manutenção, você sabe quantas vezes o Tamoio foi utilizado até a bsixa? Se que chegou a ser utilizado nesse período né?
Obrigado pela atenção!
Pensar que o Equador e a Colômbia mantém operacionais submarinos IKL-206 da década de 70 e a MB irá desativar submarinos construídos nos anos 90 e modernizados recentemente…
Pelo menos nessa parte estamos bem.
O submarino Tamoio entrou para fazer o PMG, mas surgiram problemas onde o custo para consertar e por ele de volta se tornou inviável financeiramente, por isso ele deu baixa.
Obrigado pela resposta Luiz!
Ou seja, mais uma vez a Marinha gastou uma pilha de dinheiro para depois tirar de serviço.
Se tivesse acontecido uma vez, tudo bem, mas parece que torrar dinheiro com manutencoes improdutivas virou um tipo de expertise da nossa Marinha.
Ceará, Rio de Janeiro,Sao Paulo, Marajó, Matoso Maia, Tamoio e provavelmente com o Gastao Mota. Esqueci de alguem?
O que nao seria possivel fazer com toda essa grana que a Marinha jogou no ralo?
Concordo com alguns exemplos, mas no caso do Tamoio foi diferente. Não posso dizer o problema, mas saiba que o custo para reparar X o tempo de vida útil do submarino não compensava.
Ficou muito boa a matéria, parabéns!!!….
Gosto muito qd o texto vem acompanhado de muitas, fotos, vídeos e explicações…
Obrigado
Abraço
Na 1 imagem da pra ver claramente o que seria o outro npa classe macaé por fala nisso procede que terá mas 1 fora o mangaratiba e se sim seria estes pedaços da foto ?
O novo NPa não será com esses pedaços. O novo será o da EMGEPRON.
Cmt da marinha anunciou mais im macae em 2030 e depois dera no novo modelo
Ficou muito bacana o vídeo hein, excelente!!!
Boa tarde Padilha parabéns pela matéria muito interessante. Padilha vc sabe quando o Mangaratiba será lançado ao mar ?
Obrigado
Abs
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