Madri (Espanha) – No período de 25 a 29 de abril, uma comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia realizou visita à Espanha, com a finalidade de conhecer a Direção Geral de Armamento e Material (Dirección General de Armamento y Material – DGAM), o Comando de Artilharia de Campanha (Mando de Artillería de Campaña – MACA) e a Fábrica de Santa Bárbara da General Dynamics.
A visita surgiu a partir de um convite da DGAM, órgão do Ministério da Defesa Espanhol (MDE) encarregado de gerenciar as compras e vendas de material militar, em coordenação com as indústrias de defesa do país. O foco principal da atividade era conhecer o Obuseiro 155/152 mm SIAC, de fabricação espanhola, já em uso na Artilharia do Exército da Espanha.
A Comitiva, composta pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, e pelo Comandante de Artilharia do Exército, General de Brigada Antonio Carlos Barboteo Pinto, foi recebida pelo Diretor Geral da DGAM, Tenente-General Juan Manuel García Montaño. Após a breve reunião, participaram de uma palestra, na qual foi possível conhecer a estrutura, a responsabilidade e as missões da DGAM; bem como as missões do Escritório de Apoio ao Exterior; a estrutura das indústrias de defesa espanholas; a legislação e as oportunidades de acordo em matéria de compra e venda de materiais de emprego militar. Foi, ainda, apresentada uma visão da área de Ciência e Tecnologia e os principais Programas Terrestres de Aquisição e Venda de Materiais.
Em prosseguimento, na cidade de Oviedo, visitaram a Fábrica da General Dynamics, a fim de conhecer a sua capacidade de produção de material de emprego militar e, em particular, conhecer as etapas de fabricação do Obuseiro 155/152 mm SIAC.
Na cidade de Astorga, as atividades ocorreram no Campo de Manobras de El Teleno, do Grupo de Artillería Lanzacohetes de Capaña nº 63 (GALCA I/63), onde, além de conhecer as atividades da organização militar, assistiram a uma demonstração de Mobilidade e Tiro do Obuseiro 155/152 mm SIAC.
A comitiva também visitou as dependências da Academia de Artilharia, em Segovia, como o objetivo de conhecer a Academia Militar mais antiga da Espanha, sua participação na formação do oficial de Artilharia, e o Simulador de Artilharia de Campanha, produto similar ao recém-adquirido pelo Exército Brasileiro.
Para finalizar, no dia 29, o Gen Juarez e o Gen Barboteo participaram de uma reunião, nas dependências do Quartel-General do Exército de Terra da Espanha, com o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Juan Campins Miralles, e, em seguida, visitaram o Museu do Exército de Terra Espanhol, em Toledo.
FONTE:ADIDEFEX Espanha
Infelizmente neste “país” ,visita não quer dizer compra ,se fosse assim : Seríamos uma potência militar .
DAN, poderiam fazer uma matéria sobre os Obuseros, o que é, para que serve e etc.
Assim que tivermos chance.
Boa tarde a todos! E pensar que nossa indústria de defesa já desenvolver material de artilharia como a modernização do Obus AR M114A1 de 155mm, o AP Mallet de 155mm e até um projeto francês em 1988 o AR GHN-45 (nota: de desenho austríaco e depois acabou sendo adquirido pela China e se converteu em projeto próprio o Type89).
CM
Muito bom para o pessoal do EB realizar este tipo de visita. Mas se for para comprar alguma coisa, fico com o binômio Chinook e M777. Faz um pacotão via FMS e parcela a perder de vista que é sucesso…
O EB precisa reformular sua artilharia que é da segunda guerra uma boa oportunidade para adquirir alguns obuseiros os colombianos usam esse SIAC também.