A guerra anti-submarina mudou drasticamente desde a Guerra Fria.
Este vídeo mostra novas tecnologias e táticas implantadas recentemente pela OTAN, durante um exercício no Mar do Norte, incluindo veículos subaquáticos não tripulados guiados por redes de sensores subaquáticos, fragatas com sonar de profundidade variável e aviões especializados conhecidos como Maritime Patrol Aircraft (MPA).
Também falamos com comandantes de submarinos e cientistas que estão na vanguarda da tecnologia subaquática.
O que dificulta investimento nas FAs é que tem muito cacique pra pouco índio, as verbas vão embora mas folhas de pagamentos de oficiais e suas filhas eternas solteironas, mais de 80% das verbas vão pra folha salarial, redução de pessoal e principalmente oficiais já em todas as forças pra sobrar pra investir em equipamentos.
Umas duvidas, qual o maior adversário de um submarino, a embarcação de superficie (fragata/destroyer) ou outro submarino de ataque?
Após um disparo contra um strike group, ou seja o que há de pior pra se enfrentar, há chance se sobreviver apos um disparo de torpedo contra o strike?
Outro submarino. Após o lançamento de um torpedo ou míssil, o submarino perde sua “invisibilidade”, passando a depender da capacidade de seu comandante em “desaparecer”, caso contrário será afundado pois todo SG irá atrás dele.
Sempre e bom saber o que o Brasil tem para nós defender, e será sempre motivo de orgulho.
.
Mostra qual importante e aviação patrulha, temos poucos P3A em operação baseados no RJ E sem capacidade ofensiva, falam que compramos 8 harpon, porem ainda nao apareceu nada operacional. Alem quantidade diminuta nao temos os mesmos. Outro aspecto e sonares modernos em barcos superfície, nossas fragatas foram modernizados em 1995 e Barroso tem equipamento semelhante. Urgente priorizar atualização frota com equipamentos de ponta. Sobre uva e melhor nem comentar pois não temos praticamente nada aqui.
Enquanto o submarino se aperfeiçoa cada vez mais temos pessoas que dizem que não precisamos de submarinos nucleares simplesmente por não termos inimigos para eles. Claro que esse tipo de opinião não merece crédito já por se tratar de pessoas que não tem preocupação com o país mas incomoda pelo preconceito e como ele influencia pessoas leigas no tema.
Pena que o vídeo não tem legenda.
O vídeo tem legenda sim. clique nas configurações dele e vc terá a legenda até em português.
Submarino nuclear e importante, mais como defender este gasto se não temos fragatas, corvetas, opvs. Lembre dos cinco tupi , 2 foram para reserva por não ter verba para png com mais de meia vida operacional e outros 2 em png a anos sem previsão entrega, só um teoricamente operacional. Nae SP com mais 15 anos de vida operacional foi desativado falta verba. MB com 80 mil homens sem meios. Marinha Inglaterra e França cerca 36 mil homens, Austrália 15 mil. Se reduzir este efetivo pela metade teremos redução bilionária que serviria para repotencializar nossa MB. Fuzileiros a Inglaterra tem 8 mil , difícil defender este descalabro.