Por Guilherme Wiltgen
Ontem (26), o Navio Patrulha Maracanã (P 72) realizou pela primeira vez o teste do seu motor principal.
O Comandante da Marinha, AE Ilques Barbosa Júnior, acompanhou o teste junto aos engenheiros e técnicos navais responsáveis.
Em 27 de novembro de 2017, o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) recebeu o casco 137, futuro Navio-Patrulha (NPa) Maracanã, proveniente do Estaleiro Ilha S.A (EISA).
O NPa Maracanã possui 54,2 metros de comprimento e deslocamento de 500 toneladas.
O P 72 pertence à Classe Macaé, que já possui duas unidades em operação na Marinha do Brasil: o Macaé (P70) e o Macau (P71).
Em 2017 a marinha recebeu esse casco e agora em 2021 estão fazendo os testes do motor, um barquinho desse mal armado.
Da vergonha só de pensar nisso, como pode uma marinha dessa se sujeitar a essas condições de miséria.
Alguma previsão de entrega ou início das provas de mar?
E uma vergonha ,em quanto que a china ,Usa,Russiquando lanca um produto de guerra seja ele qualquer que for,o Brasil quando frabrica ou compre armamento para os militares,compre 2,6,4,e inpossivel acreditar,um pais,desse tamanho continental,um litoral gigantesco,era para ter ,200 lancadores 20/20,tamques 1200,helicoperos 400,subimarinos 70,navios 250,porta avioes 2 ,o Brasil precisa dessa quantidade.
Por aqui até funcionamento de motor para patrulha 500 toneladas virá evento importante, até porque raramente é lançado algum navio novo por aqui. Teve bolo de aniversário?
Em doses homeopáticas as coisas vão saindo. A quantos anos esse barco está sendo construido???? Um iate sai em meses.
Nossos vizinhos produzem OPVs de qualidade, poderiamos e deveríamos nos juntar a eles em uma cooperação tecnológica , mas não sei se é por falta de dinheiro ou orgulho que tal coisa não é pensada.
https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2017/04/ARC-Victoria.jpg
Vivaaaaaa! A miséria…
Enquanto a China coloca navios de tonelagem muito maior quase que diariamente o Brasil coloca a cada 5 anos um barquinho desses bem pequenininho e quase que totalmente desarmado !! E olha que temos muito o que defender em termos de recursos naturais !!
Umas 30 unidades dessa classe seriam muito úteis.
Podemos achar produtos de melhor qualidade com nossos vizinhos amigo ! Não sei se é falta de dinheiro ou orgulho que impede tal aquisição …
Acho que há muito já deveríamos estar cooperando com nossos vizinhos, queremos vender nossos produtos militares a nossos vizinhos, mas precisamos também adquirir deles.
Poderíamos fazer uma cooperação militar-tecnológica com eles, eles tem que ver que não só os europeus fazem produtos de qualidade.
https://www.defesaaereanaval.com.br/geopolitica/80943-2
https://www.defesaaereanaval.com.br/geopolitica/colombia-enviara-seu-opv-20-de-julio-para-a-exponaval-2018