FUERZA NAVAL DEL CARIBE
Rio de Janeiro-RJ – Após navegar 22 dias desde Cartagena (Colômbia), o navio ARC 20 de Julio, da Marinha colombiana, chegou ao Rio de Janeiro para participar do evento “Velas Latinoamérica 2022”.
Assim, durante este evento náutico, os brasileiros e as diferentes tripulações das Marinhas participantes puderam desfrutar de uma experiência genuína de diversidade artesanal, cultural e gastronômica com produtos típicos de diferentes regiões colombianas, como apresentações culturais, musicais e amostras gastronômicas.
A tripulação do navio e os 25 aspirantes da Escola Naval de Cadetes “Almirante Padilla” estão encarregados de mostrar as capacidades navais e tecnológicas nesta Patrulha da Zona Econômica Exclusiva, que se caracterizou como embaixadora do desenvolvimento, inovação colombiana, ciência e tecnologia, desenvolvendo quatro expedições na Antártica, além de ser o primeiro navio desta classe construído na Colômbia pela Corporação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Indústria Naval Marítima e Fluvial – COTECMAR.
O Vice-Almirante Gabriel Alfonso Pérez Garcés, Comandante da Marinha da Colômbia, elogiou a participação deste navio no maior encontro de cultura naval da América Latina. “Estamos representando nosso país com orgulho e honra, levando alegria e mostrando a bravura que nos caracteriza, cumprindo essa importante missão internacional que busca estreitar laços de amizade entre as marinhas participantes”.
Sendo assim, o Embaixador da Colômbia no Brasil, Darío Montoya Mejía, expressou seu orgulho e admiração por esses marinheiros colombianos que, durante esta viagem pela América Latina, também têm a missão de serem os porta-vozes do que será vivenciado na comemoração do Bicentenário Naval em 2023.
“O que sentimos é pátria e orgulho de ver esses militares que, com o seu trabalho, oferecem a vida pela nossa segurança”.
Espera-se que neste domingo, o navio ARC “20 de julho”, junto com o “Cisne Branco”, do Brasil, “Libertad” e “Bernardo Houssay”, da Argentina, “Guayas”, do Equador, “Union”, do Peru, e “Capitão Miranda”, do Uruguai, naveguem para Montevidéu (Uruguai) para continuar este cruzeiro de velas.