O navio de assalto anfíbio USS Wasp (LHD-1), da US Navy, chegou hoje (30) ao Rio de Janeiro, vindo do Japão para sua nova base, em Norfolk, se integrando a 4ª Frota da US Navy.
Durante a viagem, realizou compromissos marítimos, aprimorando a interoperabilidade com Marinhas amigas, fazendo escala em Valparaíso, no Chile antes de chegar ao Rio de Janeiro.
A recém formada Special Purpose Marine Air-Ground Task Force – WASP partiu com o navio, incluindo fuzileiros navais e marinheiros da Argentina, Brasil, Colômbia e El Salvador, a fim de fornecer conhecimento anfíbio e cultural da América do Sul.
Em Valparaiso, embarcou no Wasp uma Combined Task Force (CTF) composta por aproximadamente 20 militares dos EUA, Argentina, Brasil, Chile e Peru.
A CTF se concentrará na análise e planejamento de missões para um cenário de assistência humanitária e exercícios de socorro.
O USS Wasp, navio que dá nome a classe, possui uma tripulação de 1.000 marinheiros e uma capacidade de transportar aproximadamente 2.000 marines, além de equipamentos e suprimentos necessários para ações de combate e provisão.
Provido de um moderno centro de comando e controle, convoo, doca alagável e recursos médicos/hospitalares, tais características faz desse navio um poderoso recurso dos Estados Unidos.
O navio foi construído no estaleiro Ingalls Shipbuilding em Pascagoula, Mississippi, possui 257 metros de comprimento e desloca 41.182 toneladas em carga máxima.
O LHD 1 entrou em serviço em 1989 e é capaz de operar com até 31 aeronaves e diversas embarcações de desembarque.
Guilherme, os F-35 não estão operando nele?
O LHD-1 não é um porta-aviões.
Márcio, o Wasp pode ter no seu grupo aéreo os F-35B do USMC. E, inclusive, operaram nele nesse último desdobramento.
Será que o grupo aéreo está a bordo ou ficou no Japão a espera do navio que substituiu o Wasp ?
Interessante os dois OVNIs sobre o navio…
Vai ancorar aqui em Salvador??
Josemar,
Não vai!
Vai haver visitação?
Acredito que não!