Por Mallory Shelbourne
O porta aviões USS Nimitz (CVN 68) agora está operando no Oriente Médio, continuando uma presença sustentada de porta-aviões dos EUA na região que começou em meados de 2019, confirmou hoje um oficial da Marinha. O Nimitz chega à 5ª Frota dos EUA quando o USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69) está chegando à conclusão de sua própria implantação após mais de seis meses consecutivos no mar.
O Ike está pronto para deixar o Mar Vermelho através do Canal de Suez e seguir para o Mar Mediterrâneo. O Ike passou a maior parte de sua implantação no Mar da Arábia do Norte, nos arredores do Golfo Pérsico, enquanto as tensões entre os Estados Unidos e o Irã continuam a aumentar após mais de um ano. O Eisenhower Carrier Strike Group entrou pela primeira vez na área de responsabilidade da 5ª Frota em março, apenas dois meses depois que os EUA mataram o comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária do Irã, Qasem Soleimani, em um ataque de drones no Iraque.
Em abril, enquanto Eisenhower estava no Mar da Arábia do Norte, a Marinha anunciou que os navios da Guarda Revolucionária Islâmica da Marinha controlavam navios da Marinha e da Guarda Costeira dos EUA no Golfo Pérsico. O USS Bataan (LHD-5), enviado pela Marinha ao Oriente Médio mais cedo do que o planejado após o ataque a Soleimani, estava no Golfo Pérsico no momento do confronto com a Marinha iraniana. Os EUA mantêm consistentemente uma presença de porta-aviões no Oriente Médio desde maio de 2019, quando a Casa Branca citou as atividades do Irã em sua decisão de transferir o USS Abraham Lincoln (CVN-72) para a região.
O Nimitz será o quarto porta aviões consecutivo a manter uma presença constante dos EUA na região como uma proteção contra o Irã. Então, em junho, os Estados Unidos acusaram o Irã de usar minas limpet para atingir um par de navios mercantes no Golfo de Omã. Uma semana depois, o Irã assumiu a responsabilidade de abater um drone de vigilância dos EUA sobre o Estreito de Ormuz, argumentando que o veículo aéreo não tripulado estava voando no espaço aéreo iraniano.
O Nimitz, no início desta semana, operava na 7ª Frota e realizou exercícios com a Marinha da Índia na segunda-feira. O porta aviões foi implantado em junho de San Diego, Califórnia, e estava no Mar da China Meridional no início de julho, como parte de uma série de operações com dois porta aviões.
FONTE: USNI News
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN