O destróier da classe Arleigh Burke, USS John S. McCain (DDG 56) se envolveu em uma colisão com o navio mercante “Alnic MC”, enquanto navegava a leste do Esteito de Malacca e Singapore, as 6:24H desta segunda-feira (21), informou a pouco o Comando da 7ª Frota.
Está em curso uma missão SAR (Search and rescue) em coordenação com autoridades locais.
FONTE e FOTO: US Navy
O fato é que tem coisa errada no manejo destes navios da US Navy…
E quem deixa isto implícito é o próprio Chefe de Operações Navais Adm. John Richardson:
“Como você sabe, esta é a segunda colisão em três meses e a [mais recente] de uma série de incidentes no teatro do Pacífico. Essa tendência exige ação mais forte. Como tal, eu dirigi uma pausa operacional em todas as nossas frotas ao redor do mundo.
Eu quero que o nosso comandante da frota se junte com seus líderes e seus comandos para garantir que estamos tomando tudo apropriado para garantir operações seguras e eficazes em todo o mundo.”
Parece que estão querendo acabar com as festas no passadiço… 🙂
Hoje é festa lá no passadiço
Pode aparecer
Vai rolar bundalelê
Hoje é festa lá no meu apê
Tem birita
Até amanhecer…
Aí dá nisto… 🙂
Poxa… como é que estas coisas acontecem?
Tenho um primo na marinha mercante. Uma das coisas que ele sempre fala é que em locais de grande movimentação aquaviaria, o principal reforço na navegação e na observação dos demais movimentos para evitar a colisão.
No estreito de Singapura, um dos locais mais movimentados do mundo, que com certeza conta com apoio de transponder nos tráfegos, isso acontecer deve ser por vacilo. Não sei se o transponder do mercante permite enxergar o navio militar, mas creio que com todos aparato eletrônico do destroier, não deva ser tão complicado ver um mercante em área de grande movimento e realizar ações evasivas para evitar colisão. Ainda mais que com certeza deve e capacidade de manobra bem superior quando comparado ao mercante.
Agora é aguardar mais informações para saber efetivamente o que houve. Mas que soa mal e estranho duas colisões com navios mercantes em um curto período, soa.
Helicopteros e Ospreys do USS America estao prestando apoio ao Destroier…rebocadores e navios da marinha de singapura tb, parece que houve vitimas e desaparecidos….agora que isso faz pensar certas coisas faz….uma delas que é possivel é: segunda colisao..sera que existe um jeito de hackear os controles do destroier ouu..do navio mercante?? …so pensamentos..bom agora é esperar pra saber oq houve , a area do estreito e muito congestionada por navios …bomm..solidariedade aos marinheiros envolvidos!!!
Tá virando rotina.