Por Robbin Laird
Em algum lugar da Costa Leste: Quando nossa velha aeronave C-2 Greyhound decolou do USS Gerald R. Ford (CVN 78), a experiência foi claramente diferente. Impulsionado pelo sistema eletromagnético (EMALS), que substituiu as catapultas a vapor, ele foi muito mais suave e rápido. Os novos sistemas de lançamento e pouso fornecem ferramentas essenciais para uma reformulação significativa do ritmo operacional do porta-aviões de grande convés. O novo sistema de lançamento permite que uma gama mais ampla de aeronaves opere a partir do porta-aviões com o novo sistema de parada para recuperá-los.
A capacidade de misturar e combinar a frota aérea atual e a futura é significativamente aprimorada com EMALS, que permitirá que tudo, desde F-35 até as futuras aeronaves não tripuladas da frota, decolem e pousem a bordo da nova classe de porta-aviões. A mesma flexibilidade existe no Advanced Arresting Gear com maior vento operacional atual e envelopes de peso e a capacidade de recuperar aeronaves futuras com o mínimo de modificações necessárias. A velocidade de lançamento e recuperação estava em exibição total durante nossa visita de 17 de novembro. Atualmente, o Ford tem dois terços de suas alas aéreas a bordo, com duas alas aéreas e quatro esquadrões operando no convés. O porta-aviões está no mar trabalhando no que a Marinha dos Estados Unidos chama de operações cíclicas, onde pacotes de ataque são lançados em clusters e operam no espaço de combate para atender às várias missões realizadas pela Marinha no mar.
Normalmente, nesta fase da certificação de um novo porta aviões, as operações cíclicas não seriam realizadas. Os sistemas de lançamento e recuperação são apenas um exemplo das mudanças da classe Nimitz para a classe Ford. Uma mudança importante é a forma como as armas se movem do convés inferior do paiol para a aeronave. Em um porta-aviões da classe Nimitz, existe uma “fazenda de armas” no convés de vôo do navio, onde eles são preparados para montagem e trabalhados com componentes trazidos de vários níveis do navio e, em seguida, transportados por um sistema hidráulico que puxa o elevador para cima com cabos e cordas.
As armas precisam ser movidas por um dos dois conveses antes de serem transportadas para o convés. E antes de carregar as armas na aeronave, existe o desafio de terminar a preparação das armas antes de carregá-las. Esse processo muda a bordo do Ford.
Abaixo do convoo, há duas áreas de carregamento e montagem de armas muito grandes, onde as armas são preparadas para transporte até o convés de voo (convoo), para serem carregadas na aeronave. Essas duas grandes áreas permitem que a equipe de ordenanças prepare armas de várias complexidades fora do clima, o que torna o processo muito mais rápido e seguro.
É claro que o novo porta aviões será capaz de suportar operações multi-missão. Há uma capacidade aprimorada para a tripulação construir pacotes de armas abaixo do convés e transportá-los rapidamente para o convés de vôo. Isso dará ao navio a capacidade de misturar e combinar pacotes de ataque ou pacotes ISR muito mais rapidamente.
“Podemos mover mais armas de uma forma mais segura e mais rápida para um convés de voo maior e mais flexível. E tudo isso contribui para o tipo de agilidade, letalidade e flexibilidade que o Ford traz para o combate”, disse-nos o contra-almirante Clapperton, comandante do Strike Group 12.
O convés de voo do Ford difere substancialmente da classe Nimitz. A ilha foi movida 40 metros à ré e é 30% menor. Isso permite um espaço adicional significativo para operações de reabastecimento de aeronaves e carregamento de armas, com a área à frente da ilha capaz de acomodar mais aeronaves de combate. Durante as operações de vôo, o projeto do Ford aumenta a quantidade de espaço útil à frente da ilha e reduz a quantidade de espaço útil à ré.
Outro exemplo é o sistema de reabastecimento, projetado para manter um caminho claro para a catapulta, reduzindo obstruções de convés de vôo causadas por mangueiras de reabastecimento, carrinhos de armas e pontos de acesso de elevadores de armas. Isso permite que o Ford sustente taxas de lançamento e recuperação mais altas. As estações de reabastecimento no convés mantêm as mangueiras de reabastecimento fora do caminho de táxi para a catapulta.
Isso tem um grande impacto porque, no Nimitz, a tripulação de reabastecimento tem que carregar várias mangueiras de combustível longas e pesadas para fazer o reabastecimento no convés médio. No Ford, as mangueiras ficam bem ao lado dos postos de reabastecimento no convés e, em vez de ter uma equipe de 5 pessoas para trazer as mangueiras de 150 pés para o meio do convés e reabastecer, você só precisa de dois marinheiros para tripular os estações de reabastecimento de convés.
No mês passado, passei dois dias com a liderança sênior do Ford e conversei com muitos membros da tripulação. O que tive a chance de ver e discutir durante aquela visita foi a nova arquitetura de combate embutida no navio, permite um fluxo de trabalho muito diferente de um porta-aviões da classe Nimitz, permitindo avanços significativos nas taxas de geração de surtidas, bem como novas maneiras de administrar o espaço do convés ao fortalecer as operações aéreas do formidável navio de guerra.
Um aspecto crucial do Ford são as capacidades e funções do transporte C-2 Greyhound, que observei em outubro, mas não nesta visita. As áreas de operações de missão são muito maiores do que no Nimitiz e estão sendo configuradas para os tipos de guerra de informação, bem como operações marítimas distribuídas que o novo porta-aviões executará a distâncias maiores em operações de guerra de manobra em águas azuis.
Mas o que estava no navio no mar, e não visível durante a visita de outubro, era o complemento completo de oficiais de guerra, trazendo as várias competências de guerra para o convés de comando. Um membro notável foi o comandante de um destróier classe Arleigh Burke, já que o sistema Aegis terá um oficial de combate a bordo do Ford trabalhando nas várias maneiras que os destróiers e o porta-aviões trabalharão juntos no espaço de manobra em águas azuis.
Este não é simplesmente um novo porta aviões, trata-se de uma nova imagem do porta-aviões de grande convés sendo introduzido na nova situação estratégica e moldando novas capacidades de combate com a frota, os serviços conjuntos, notadamente a USAF e os parceiros da coalizão. A classe Ford é tão diferente que Ed Timperlake e eu estamos escrevendo um livro para a USNI Press, intitulado The Maritime Kill Web, 21st Century Warfighting and Deterrence.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense
FOTOS: US Navy