Por CAITLIN M. KENNEY
WASHINGTON – O USS Gerald R. Ford partiu para o mar na sexta-feira depois de completar 15 meses de manutenção e atualizações e dois dias depois que uma congressista e o secretário da Marinha discutiram atrasos contínuos nas para entrada em serviço do porta aviões.
A Marinha disse na sexta-feira que o Ford de US $ 13 bilhões partiu da Newport News Shipbuilding, na Virgínia, para mais testes de mar no Oceano Atlântico. Durante anos, o Ford enfrentou contratempos, atrasos e excedentes de custos em grande parte relacionados à nova tecnologia. Os 11 elevadores de armas do navio, necessários para carregar material bélico dos aviões, têm sido um problema contínuo. A Marinha encomendou o navio em julho de 2017 sem que os elevadores estivessem em funcionamento. O sistema de catapulta eletromagnética do navio para o lançamento de aeronaves também enfrentou problemas.
Os testes de mar do Ford ocorrem em meio a tensões sobre o navio entre o Congresso e a Marinha. Na quarta-feira, o secretário da Marinha Richard Spencer contestou as críticas da deputada Elaine Luria, D-Va., que chamou o navio de “uma barcaça de atracação flutuante movida a energia nuclear” durante um subpainel do House Armed Services Committee em audiência de prontidão. Luria levantou preocupações sobre os custos e atrasos do Ford, incluindo os elevadores problemáticos do navio. “Eu olho para ela e outras lideranças no Capitólio, que menosprezam o Ford como um programa, e fico um pouco chateado”, disse Spencer durante uma discussão no Brookings Institution, um centro de estudos em Washington, DC.
“Você não poderia pedir um programa de desinformação melhor para nossos concorrentes. E eu realmente quero dizer isso”. Luria respondeu, dizendo que é seu papel questionar a liderança da Marinha sobre o navio. “Acho decepcionante que o secretário ache a supervisão do congresso depreciativa”, disse ela. “Ainda estou para ver um plano detalhado para corrigir a multiplicidade de problemas com essas novas tecnologias. A Marinha aceitou o design desses sistemas e o navio em estado incompleto”. Na sexta-feira, Spencer considerou os testes marítimos do Ford um grande marco. “A Marinha lidou diligentemente com os problemas associados a este navio de primeira classe e continuará a fazê-lo”, disse Spencer.
“Todos estão ansiosos para demonstrar a capacidade do Ford de fornecer força de combate”. No mar, a tripulação e os engenheiros do navio testarão e validarão vários sistemas e equipamentos do navio que fizeram parte dos reparos de 15 meses. Na sexta-feira, quatro dos 11 elevadores de armas estarão em operação. O trabalho abrangeu instalações de sistemas de combate, melhorias no controle do acelerador, reparos no sistema de propulsão e conclusão de 304 espaços de atracação, informou o Daily Press de Newport News, Va. Uma vez concluídos os testes no mar, o Ford retornará à Estação Naval de Norfolk, Virgínia, e “entrará em um período de testes e testes pós-entrega para certificar os sistemas de combustível, realizar testes de compatibilidade de aeronaves, certificar o convoo e testar os sistemas de combate instalados a bordo do navio”, de acordo com a Marinha dos EUA.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Infelizmente tecnologias novas muitas vezes demoram algum tempo para se tornarem maduras, vide o F-35.