Por Guilherme Wiltgen
A US Navy vai comissionar o seu mais novo navio de assalto anfíbio, o USS America (LHA 6), hoje durante uma cerimônia em San Francisco, na California, que será presidida pelo Secretário da Marinha, Ray Mabus, e caberá a Sra. Lynne Pace, esposa do General reformado do USMC Peter Pace, de manter a tradição da Marinha americana de ordenar o embarque dos tripulantes para trazer o navio a vida.
O América é o primeiro navio da sua classe e se destina a substituir os navios da classe Tarawa, sendo esta a próxima geração de navios anfíbios com “big-deck”, totalmente otimizados para as operações aéreas, o que o capacita a operar com as atuais e futuras aeronaves da US Navy e USMC, como o Tiltrotor MV-22 Osprey, helicópteros CH-53E Super Stallion, UH-1Y Venon, AH-1Z Viper e MH-60S knighthawk, e com os caças V/STOL (Vertical or Short Takeoff and Landing) AV-8B Harrier II e F-35B Lightning II.
A cerimônia será transmitida ao vivo a partir das 10hs no horário do pacífico (14hs no horário de Brasília) e poderá ser acompanhada no site da US Navy acessando este link: http://navylive.dodlive.mil/2014/10/11/uss-america-lha-6-commissioning-ceremony/
Em sua viagem denominada “America visita as Américas”, que iniciou em Pascagoula (Costa leste) e terminou em San Francisco (Costa oeste), o USS America visitou a Naval Station Guantanamo Bay, em Cuba, Colômbia, Brasil, Chile e Peru.
“BELLO VEL PACE PARATUS”
(Preparado para a Guerra ou para a Paz)
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Marco…
o navio da marinha da Algéria é tão pequeno que ele é classificado como um LPD e não como um LHD, mas,
o mais importante é que não há como uma aeronave de asa fixa ainda mais do tamanho de um “tracker” decolar e pousar dele
nem mesmo há espaço e reserva de peso para se instalar os cabos de retenção e todo o maquinário adjacente abaixo do convôo nem
espaço no hangar para manutenção, etc.
Para nós mesmo um Mistral seria muitos ovos em uma única cesta, melhor pegar dois Mini-LHD´s de 9.000/10.000 Tons como o da marinha da Algeria.
Trabalhando “fora da caixa” teremos dois importantes Turbo Hélices Trackers e Traders, no Minas Gerais os Trackers podiam decolar sem auxilio de catapulta.
Em missões internacionais contra o tipo de alvo com o Estado Islâmico o São Paulo (porta-aviões com catapulta) poderia ter ao lado um “Minas Gerais” LHD com rampa de pequena inclinação e aparelho de parada operando Turbo-Hélices, Helicópteros e Drones, aí não podemos deixar de resgatar a proposta do Super Tucano versão Naval. Um Navio quase completo sem caldeiras e catapultas.
Existem diversos projetos interessantes hoje no mercado de navios de desembarque ou porta-aviões espanhóis, italianos com um preço justo e ótimas qualidades.
A Austrália que o diga!
Sou muito mais os USS America que o BNS Sao Paulo do Brasil.
Quem não é meu amigo EMS. Quem não é…..