Por Christian Lopez
YOKOSUKA NAVAL BASE, Japão – O navio de transporte anfíbio USS New Orleans (LPD 18), um dos dois navios que a Marinha disse que seria enviado para a Base Naval de Sasebo após a partida do USS Wasp (LHD 1), entrou no porto no domingo.
Espera-se que em breve ele se junte ao USS America (LHA 6), que saiu de San Diego no mês passado. Uma vez no Japão, o navio de assalto anfíbio substituirá o Wasp como capitânea do Esquadrão Anfíbio 11, Grupo Expedicionário de Ataques 7.
A adição dos dois navios aumentará o número de navios anfíbios da 7ª Frota de três para cinco, ao lado do USS Ashland, USS Green Bay e USS Germantown, com sede em Sasebo. O esquadrão frequentemente se integra à 31ª Unidade Expedicionária Marinha de Okinawa.
“Congratulamo-nos com a tripulação e as famílias do USS New Orleans, que serão uma adição incrível à nossa equipe destacada no teatro da Sétima Frota”, afirmou o almirante Fred Kacher, comandante do Grupo 7 do Expeditionary Strike, em comunicado da Marinha.
O New Orleans têm uma tripulação de 322 marinheiros alistados e 28 oficiais. Quando acompanhada de um destacamento da Marinha, a tripulação a bordo pode aumentar para cerca de 800.
“O aumento da capacidade de nossas forças anfíbias que este grande navio representa nos permitirá operar com mais regularidade com nossos aliados e parceiros nessa região vital e apoiar uma integração naval ainda mais forte com nosso parceiro número um em combate, o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos”, disse Kacher no comunicado.
Um porta-voz da 7ª Frota se recusou a dizer quando o o navio chegaria a Sasebo, na ilha japonesa de Kyushu. A página oficial do navio no Facebook disse que a tripulação comemorou o Dia de Ação de Graças “em algum lugar do Pacífico”.
O Wasp mudou-se para a Estação Naval de Norfolk, Virgínia, em setembro, depois de servir cerca de 1 ano e meio no Japão. Durante seu tempo na 7th Fleet, o navio de assalto anfíbio fez história como o primeiro a implantar o caça furtivo F-35B Lightning II do Marine Corps, capaz de decolagens curtas e aterrissagens verticais.
O Wasp, em janeiro de 2018, substituiu o USS Bonhomme Richard (LHD 6), que passou seis anos em Sasebo antes de retornar aos EUA para reconfigurar sua cabine de comando para lidar com o F-35B.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Cada LPD tem capacidade de desembarque para 700 militares (entre soldados e oficiais).
Cada LHD tem capacidade 1.600 militares.
São 9 ativos do primeiro e 8 do segundo. Isso dá um total de quase 20 mil militares no desembarque rápido, apenas com estas duas plataformas.