A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) está comprometida em comprar dois destroieres da classe Arleigh Burke Flight III por ano em conjunto com o desenvolvimento de seu novo programa DDG(X), disse o principal oficial de guerra de superfície na quarta-feira.
Enquanto que a prioridade nº 1 para o diretor da divisão de guerra de superfície da US Navy no Estado-Maior do Chefe de Operações Navais (OPNAV N96) é entregar os Arleigh Burke Flight III, a tempo, a prioridade nº 2 é buscar uma cadência de dois por ano. “Minha próxima prioridade está relacionada à primeira e é orçar e construir dois navios por ano, no mínimo. Dois navios por ano com vida útil de 35 a 40 anos resultam em uma Força de 70 a 80 navios de guerra em nossa Marinha”, disse o Contra Almirante Paul Schlise, durante um discurso em um simpósio organizado pela American Society of Naval Engineers. “Dois navios por ano fornecem à Marinha o domínio necessário para apoiar a segurança e a prosperidade dos Estados Unidos e garantem a saúde de nossa grande base industrial de construção naval”, acrescentou. “A competição estratégica requer poder industrial e devemos tomar medidas para garantir que essa capacidade seja sustentada”.
As observações de Schlise vêm antes da apresentação do orçamento do ano fiscal de 2023, que deve incluir outro plano de aquisição plurianual para a classe Arleigh Burke Flight III da Marinha. “Como N96, continuarei defendendo nossas prioridades de construção naval de superfície para incluir dois navios de guerra por ano”, disse Schlise hoje. “E precisamos fazer a transição do Flight III para o DDG(X)”.
Schlise descreveu os Flight III como uma “ponte” para o DDG(X) e ecoou a posição da Marinha de que precisa de um novo casco para o futuro programa de destroieres, porque não há margem para adicionar novos sistemas ao casco Arleigh Burke.
“USS Jack Lucas (DDG 125) e os Flight III que se seguem, serão navios incrivelmente capazes e terão um poder de combate considerável, mas são uma ponte para o futuro. Eles não são o futuro em si”, disse Schlise. “Embora representem um esforço soberbo dos estaleiros, da comunidade de aquisição e da comunidade de design e engenharia para encaixar o máximo de capacidade possível na forma do casco DDG-51, simplesmente não há mais margem para crescimento. Lembre-se, este casco foi projetado nos anos 80”.
A Marinha quer que a plataforma DDG(X) dispare armas hipersônicas e lasers mais poderosos do que atualmente utiliza e está planejando margens que permitiriam atualizar os sistemas, informou o USNI News no mês passado .
“Com o DDG(X), estamos projetando em margens, espaço, peso, energia e refrigeração, ou SWaP-C (Size, Weight, Power and Cost), para acomodar recursos futuros, recursos que estão em desenvolvimento hoje e que serão comprovados por meio de intensos testes em terra e em outras plataformas já em serviço”, disse Schlise no simpósio da ASNE. “Se esperássemos o amadurecimento total de cada uma dessas capacidades futuras, talvez não estivéssemos dobrando metal no DDG(X) por décadas e estaríamos marcando tempo enquanto nossos adversários avançam. O DDG(X) é ao ponto alto das lições aprendidas em programas anteriores”, continuou ele. “Em vez de vincular o sucesso do DDG(X) à tecnologia de desenvolvimento, estamos usando tecnologias conhecidas e maduras em uma plataforma flexível, que pode ser atualizada nas próximas décadas, à medida que a tecnologia de amanhã se tornar mais comprovada e madura. Este é um navio evolucionário, não revolucionário”.
Ao defender a cadência de dois navios/ano, Schlise se referiu a comentários recentes do deputado Mike Gallagher, que faz parte do subcomitê da força marítima e de projeção dos Serviços Armados da Câmara. Gallagher, um ex-fuzileiro naval, pediu à Marinha que pedisse dois navios de guerra por ano durante uma década, à medida que o serviço muda do Flight III para o DDG(X). “Então, o que proponho é que o Departamento de Defesa se comprometa a financiar dois grandes navios de guerra por ano, digamos que por 10 anos, durante os quais ocorre a transição do Flight III para o DDG (X)”, disse Gallagher no simpósio anual da Surface Navy Association no último mês . “O Congresso, por sua vez, se comprometerá a financiar totalmente o programa DDG(X) e, a partir daí, a Marinha precisará fornecer um plano ao Congresso, e à indústria, para avançar de dois Flight III por ano para dois DDG(X)s por ano, ao longo de uma transição de três a cinco anos. Eu sei que o DDG de próxima geração não estará pronto para o combate na década de 2020, mas meu ponto aqui é que você pode construir uma força de batalha em 2025 sem negligenciar nossas prioridades de modernização de longo prazo”.
FONTE: USNI
FOTOS: Ilustrativas
Os Flights III da classe Arleight Burke certamente se destinam a substituir os navios mais antigos da classe. São navios bem mais capazes a começar pelo radar SPY-6 AESA que irá substituir o SPY-1 AEGIS