A Marinha dos EUA anunciou no domingo que apreendeu um barco no Golfo de Omã carregando fertilizante usado para fazer explosivos como o que foi pego no ano passado contrabandeando armas para o Iêmen. A Royal Navy disse que confiscou 1.041 Kg de drogas ilegais nas mesmas águas.
As interdições foram apenas as mais recentes nas águas voláteis do Golfo Pérsico, enquanto as autoridades americanas e britânicas intensificam as apreensões de contrabando durante o conflito no Iêmen e o tráfico de drogas em curso na região.
A 5ª Frota da Marinha dos EUA, sediada no Oriente Médio, disse que seu destróier USS Cole e navios de patrulha pararam e revistaram um dhow de pesca apátrida, que estava navegando do Irã em uma rota marítima de contrabando de armas para a guerra, que devastou o Iêmen.
Terça-feira as forças dos EUA encontraram 40 toneladas de fertilizante de uréia, conhecido por ser um ingrediente-chave em dispositivos explosivos improvisados caseiros, escondidos a bordo. As autoridades disseram que o navio havia sido apreendido anteriormente na costa da Somália e encontrado no ano passado carregado com milhares de rifles de assalto e lançadores de foguetes, entre outras armas.
Especialistas da ONU dizem que armas com essas características técnicas provavelmente do Irã, são para apoiar os rebeldes houthis. A Marinha entregou o navio, a carga e a tripulação Yemeni à guarda costeira do Iêmen no início desta semana.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: AP