A US Navy realizou pela primeira vez o disparo, em velocidade máxima, utilizando o EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System) a bordo do Pre-Commissioning (PCU) Gerald R. Ford (CVN 78).
Os 22 disparos de testes “no-loads”, porque nenhuma aeronave ou carga foi utilizada nos lançamentos, demonstraram o sucesso do sistema de catapulta, que utiliza a tecnologia eletromagnética. O sistema proporciona melhorias substanciais de manutenção, aumento da confiabilidade e eficiência, aumento da capacidade de energia no lançamento e controle mais preciso da velocidade final, com uma aceleração linear e suave, tanto nas velocidades altas quanto nas baixas, proporcionando uma diminuição nos esforços sobre a aeronave.
A próxima fase de testes do EMALS, prevista para este verão, vai envolver o lançamento de “dead-loads”, que são grandes cargas de aço. providas de rodas e com peso de até 80.000 lbs, que servem para simular o peso de uma aeronave real.
As “dead-loads” serão lançadas das catapultas do porta-aviões, usando uma sequência de testes específicos, afim de se verificar se as catapultas, e os seus componentes, estão funcionando de forma satisfatória.
FONTE e FOTO: USN
Quem pode…pode mesmo!
Será que vai voltar a era dos encouraçados com enormes canhões a bordo, só que dessa vez railguns ??? pois os grandes navios acomodam todas as características necessária para implantação dessas armas, assim como catapultas eletricas…
Com o avanço dos misseis de hoje eles seriam imbatíveis na guerra de superficie
Boa notícia, previsível, mas ainda assim, admirável estarem já para lançar peso morto (não lembro qual eram mas o São Paulo tinha uns dois desses com nomes próprios 😀 ).
Vou sentir saudades do vapor (quem assitiu Top Gun dezenas de vezes lembra com detalhes).
Sds o/