O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, revelou que o país planeja comprar duas embarcações de patrulha offshore (OPVs) por cerca de US $ 100 milhões.
O presidente informou que em breve será aberto um processo licitatório e que o atual governo pagará R $ 50 milhões, enquanto o restante será pago nos próximos dez anos.
Levando em consideração esses dois OPVs e os três barcos da classe Protector que o país receberá da Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG), serão cinco embarcações que em breve serão integradas à frota da Marinha, segundo o presidente.
“É um marco muito importante do ponto de vista da nossa soberania, do cuidado com o mar territorial, da autonomia e do deslocamento que a nossa marinha possa ter”, comentou o presidente.
“Este é um número histórico do ponto de vista orçamentário”, acrescentou o ministro da Defesa, Javier García. Ele destacou ainda que “este é um processo histórico pelo volume de investimentos e pela qualidade das embarcações que serão adquiridas”.
A expectativa do país é que a primeira embarcação seja entregue até junho de 2024. As entregas são incentivadas a serem o mais próximas possível, mas “a primeira tem que ser entregue infalivelmente nessa data porque a construção começa após a assinatura do contrato”, afirma o ministro. enfatizado.
A Marinha do Uruguai planeja modernizar sua frota envelhecida por meio dessas novas aquisições, incluindo os navios da classe Protector da USCG.
Os navios da classe Protector da USCG possuem 27 metros de comprimento têm um alcance de 900 milhas náuticas, uma velocidade máxima de 25 nós, e serviram nos Estados Unidos em missões que incluem segurança interna, combate ao contrabando de drogas, fiscalização da imigração, fiscalização da pesca marinha e busca e suporte de resgate.
Os navios são projetados para acomodar tripulações de gêneros mistos com cinco pequenos espaços e capacidade máxima para 12 tripulantes. Cada navio incluirá um barco inflável de casco rígido (RHIB) que pode ser lançado da popa do navio maior por meio de um lançamento de um sistema inovador.
Esta capacidade permite que as tripulações interceptem, inspecionem e / ou embarquem rapidamente em outras embarcações durante a patrulha, sem parar. Os três navios específicos que o Uruguai receberá, agora desativados pelo USCG, foram transportados para Connecticut, Virgínia e Flórida.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News
NAVIO DE INSPEÇÃO DE CLASSE KNUD RASMUSSEN
Deslocamento: 1.720 toneladas
Dimensões:
Comprimento 61m
Feixe 14,6m
Calado 4,95m
Complemento:
18 tripulantes (pode acomodar até 43)
Propulsão:
2 x 2.720 kW (3650 hp) a 800 rpm
motores diesel B&W Alpha 8L27 / 28
1 hélice
Alcance:
3.000 milhas náuticas (3.452 mi / 5.555 km)
Desempenho:
velocidade máxima 17-18 nós (31,5 – 33,2 km / h)
ARMAMENTO:
* Arma de 76 mm (M / 85 LvSa)
* 2 x 12,7 mm Browning M / 01 LvSa HMG
* Lançador de mísseis Sea Sparrow Evolved
* EuroTorp MU90 (torpedo antiubaads M / 04)
VIGILÂNCIA
– Equipado com o radar Danish Terma Scanter 4100, eficaz para alvos pequenos a distâncias de até 160 km em condições difíceis.
– O radar Scanter 4100 pode ser usado para detectar alvos aéreos e de superfície.
– 3 radares de navegação Furuno
– Radar SAAB CEROS 200 e sistema de rastreamento optrônico
– Radar de iluminação CWI
COMANDO E CONTROLE
A Terma A / S também disponibilizou o sistema C4I (Comando, Controle, Comunicação, Informatização
e Informação).
CONVÉS DE HELICÓPTERO
* um convés de helicóptero traseiro considerável para lidar com helicópteros médios
RHIBS e LANDING CRAFT
* abaixo do convés de pouso do helicóptero há uma baía interna para uma nave de pouso da classe LCP de 12 m com sua própria rampa de lançamento e recuperação.
* Uma porta de enrolar no casco superior de estibordo cobre um compartimento de arrumação que contém dois RHIBs – um RHIB de 7m e um RHIB de 4,8m
(dados extraídos de ‘Revisão Estratégica Canadense-Americana’;)
USD100 milhões em dois arremedo de OPV desses?!
Com USD100MI poderia se adquirir duas embarcações Classe KNUD RASMUSSEN.
Boa tarde Padilha alguma info do navio patrulha maracana e mangaratiba?
obrigado.
abraço.
Só em Janeiro agora
Até o Uruguai está procurando se proteger dos predadores externos, enquanto isso aqui leva anos e anos pra concluir um simples barquinho de patrulha oceânico, onde os projetados por aqui não tem nada demais além de metralhadora e canhão.
É uma vergonha esses comandantes das nossas F.A. 💩💩💩💩
Já era hora e fico feliz em ler isso. Sempre me perguntei por qual motivo os uruguaios sempre foram relapsos em relação à Defesa. Claro que eles podem entender que há outras prioridades para se investir o dinheiro público, mas o mínimo para proteger seu território, nem que seja de pesqueiros chineses abusados, tem que se ter; em respeito ao próprio povo e sua soberania.
A próxima movimentação deles deveria ser em relação à Força Aérea para substituir aqueles Dragonfly, que já deveriam estar descansando. Meia dúzia de Kai T-50 já seria uma evolução incrível, pois daria a eles a capacidade de lançar mísseis e atingir velocidade supersônica.
É só minha leiga opinião, mas acho que faz sentido.
Opv? Quais?
Vão especificar ainda.
Considerando o Budget disponível os navios deverão ser de alguma classe entre 500/1.000 ton.