Comandante da Marinha envia carta de repúdio ao Reitor da Universidade Federal do Rio Grande.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital
Temos indivÍduos com ideologias DISTORCIDAS , preocupados com o que aconteceu a 60 anos atras…
Atualmente, não estão preocupados com as perseguições e prisões de pessoas sem justificativa alguma, ou por simplesmente tecerem comentários contra “a DEMOCRACIA QUE TOMOU O PODER HOJE” , NAO SAO MAIS observadas as leis da CONSTITUICAO, vivemos atualmente um período muito mais “cabuloso” em relacão ao desrespeito ao cidadão, INVENTARAM UM “DEMOCRACIA RELATIVA” ONDE TODOS QUE A CRITICAREM , SERAO PRESOS.
ESQUERDISTAS IDEOLOGICOS, NAO SEJAM HIPOCRITAS…
Com todo o respeito à Marinha, ao Militar protagonista dessa notícia, mas é imperioso que se leia os motivos que levou a Universidade tomar tal decisão.
Esse comandante usou seu navio de pesquisas para levar presos políticos, desviou o real objetivo da embarcação para cometer atos que vão contra os direitos humanos.
Quem acha que os presos de 08/01/2023 foram “torturados” não podem achar que pessoas presas no porão de um navio estavam em passeio de transatlântico de turismo.
Se o distinto militar não foi torturador, foi conivente com o sistema, poderia ter abertamente repudiado tal ação, pois cabia-lhe essa função, de dar à sua embarcação apenas a função a que lhe foi destinada.
A CV não faz perseguição por ideologia política, ela apura dados históricos e os expõe, para que pessoas como esse reitor (que não é o primeiro a retirar tais títulos) tome suas decisões. E ele não as tomou sozinho, foi feita uma votação por todo o corpo de diretoria da universidade.
Bruno, nenhum dos 22 presos políticos a bordo foi torturado e tão pouco ficaram em “porão” no navio. Ao contrário, foram muito bem tratados como consta na publicação que você certamente não leu, onde os “presos” afirmam que foram bem tratados pelo comandante do navio.
Mas eu vou te ajudar. Clique neste link e LEIA o que os presos disseram em 2014 quando foram entrevistados.
https://www.calameo.com/read/00033797532fd6658b085
O que o conselho fez foi se basear como você, em disse me disse sem procurar fontes confiáveis antes de tomarem uma decisão.
Depois de ler, espero que você no futuro, antes de escrever sobre o que não sabe, procure se informar antes. Alias, se vc subir os comentários, verá este mesmo link disponível o qual certamente diversos leitores tiveram acesso, leram e se informaram.
Fique bem!
Luiz Padilha, obrigado pelo link, sempre bom ouvir os dois lados do evento. É de atitude humana que se revestiu o almirante em tratar bem os presos políticos à bordo, e isso sim deveria ter sido levado em conta. É um episódio controverso. É como analisar o que acontece com as pessoas, que dirigem um carro e a vida toda atravessam o cruzamento sempre no sinal verde, mas no único dia em que avançam o vermelho vem o guarda de trânsito e aplica a multa. Ficará sempre a dúvida: poderia ter ele feito diferente? Simplesmente não aceitado os presos e os soltado no primeiro porto? Os oficiais nazistas sempre alegaram que “estavam cumprindo ordens”, mas o tribunal de Nuremberg os condenou, pois o cumprimento de ordens que atenta contra direitos humanos não é justificável. Manter pessoas presas a um navio, sem julgamento, sem flagrante, por mais que fossem bem tratados, sai do que é legal, estipulado pelo código civil e penal, e entra na linha do “estava cumprindo ordens”. Olha aí o “Sinal vermelho” atravessado.
Infelizmente nossas forças armadas perderam o Respeito das Instituições e do Povo Brasileiro.
Não foram estratégicos e corajosos. Não falo de “Golpi” ou abolição do estado de direito. Mas se posicionar como pessoas de honra, que não aceitariam ser usados como marionetes de ninguém.
A Constituição deixa clara ” Inimigos Externos e Internos”
Infelizmente a politica inimiga do povo venceu.
Eduardo Leite Almeida.
O esquerdismo é nefasto onde quer que se instale. Um dia o socialismo será vetado nas constituições de todos os povos.
Nem se fala, aqui de esquerdismo
O nocivo e nefasto nesse país, é as pessoas usarem os partidos e tendências políticas para atacar seus pretensos inimigos.
Tenho visto, nas redes sociais esse fenômeno, velho como o Império, acontecendo a toda hora.
A comunidade acadêmica que já utilizou e utiliza os recursos da marinha para pesquisas, tanto na Antártica como em outros rincões no interior do Brasil e nas ilhas oceânicas na costa, deveriam se pronunciar em repudio a vergonha de ter um reitor como esse à frente de uma universidade federal. Lastimável essa atitude mesquinha.
A culpa disso tudo são dos próprios generais que aceitaram ser comandados por um corrupto e sua quadrilha. Agora já era..
Concordo com você, são coniventes com quaisquer mazelas contra qualquer instituição brasileira e contra o Povo de Bem. São Traidores da Pátria!!!
A ditadura militar no Brasil foi o maior presente que os militares deram ao pensamento de esquerda no Brasil, até hoje sofremos com o processo de estatização da sociedade, inclusive a área militar com os imensos privilégios que dão inveja a qualquer presidente de sindicato.
A ditadura travou o livre pensamento no Brasil, fazendo desaparecer outras vertentes ideológicas e emergindo apenas o pensamento estatal.
É difícil encontrar um brasileiro que já tenha a ideia de necessidade do Estado bancar e gerir a sua vida, desde pequenos fazeres da vida até situações mais complexas da coletividade. A ideia de submissão estatal é imensa no Brasil, tudo na mão do Estado.
Os militares de 64 fundaram os pilates de uma sociedade inerte diante dos problemas.
Quem quiser ler o que publicou a Universidade:
https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/consun-aprovou-cassacao-de-titulos-honorificos-outorgados-no-periodo-ditatorial-no-brasil-2
Obrigado pelo link.
Esses lambe-botas que estão reclamando, deveriam ler para se informarem da verdade.
Que cassem mais e-mais.. Se torturaram ou fizeram vista grossas para as torturas estão no comendo no mesmo prato.
Sem anistia seja para esquerda , centro ou direita.
E por acaso, viu o outro link apresentado nessa seção de comentários, que traz uma entrevista com alguns dos “presos” e que eles afirmam que não houve tortura, interrogatório e nem mesmo ficaram nos porões do navio e que tudo isso não passa de mentira.
Sr. (des)magnífico reitor da furg, espero que tenha o minimo de vergonha na cara e proiba que seus pesquisadores, doutorandos, mestrandos e graduandos embarquem no Navio Polar ALMIRANTE MAXIMIANO para realizarem suas pesquisas na Antartica.
Alte Olsen, se tambem tiver o minimo de respeito pela memoria desse distinto Ministro da Marinha, exclua a furg das pesquisas antarticas. A furg que arque com as suas verbas federais as idas de seus pesquisadores.
VERGONHA!
Infelizmente eu não consegui baixar o texto da publicação onde mostra claramente que nenhum dos 22 presos sofreu tortura, como a decisão do conselho da Universidade se baseou. Mas para quem quiser ler, segue o link.
https://www.calameo.com/read/00033797532fd6658b085
Na minha opinião, de hoje em diante os pesquisadores desta Universidade podem ir de CARRO para a EACF, ou então pesquisar em outras bases Antárticas. Na EACF não deveriam entrar mais até que seja feito um pedido de desculpas à familia e à Marinha do Brasil.
Este feito político ideológico, pode revogar tal título, entretanto, jamais apagará os feitos deste honrado marinheiro da nação brasileira.
Brasil acima de tudo,
abaixo só de Deus!
Fico triste quando vejo fatos assim. Essa radicalização política, com enfrentaremos de toda ordem, a todo dia, só tem diminuído o nível social, ético e moral no país. Essa coisa de comício para pregar o ódio é que exalta ainda mais os ânimos. Ruim isso.
Com certeza, disputas na política não produzem coisas boas. Política tem que haver debates e convergência de ideias a bem de todos. Todos mesmo.
Caro Eduardo e Carlos, vocês tem completa razão, contudo, como debater, argumentar, dialogar com quem pensa e age dessa forma.
Lamentável! Mas essa ação é apenas o triste começo. O problema é que, não se enganemos, esse desprestígio vai refletir em todos nós. Uma Marinha renegada ao plano inferior estatal.
A situação do Brasil chegou à este ponto porque o conhecimento é passado por pessoas que pensam assim como esse(mestres)que pensam mais em fazer com que as pessoas sejam iguais à elas do que vivam para ser livres e legítimas,assim como na política,a verdade, os fatos, sempre são dirigidos para o seu lado,como se não houvesse erros nos dois lados!!!
Ideologização político-partidária das universidades federais. Instituições que deveriam ser isentas, imparciais e impessoais, como determina o regramento da administração pública, agem de forma completamente parcial.
Acredito que o atual Reitor da FURG também deva se abster de utilizar qualquer verba, bolsas de pesquisa e ensino oriundas do CNPq uma vez que este órgão foi proposto pelo então Alm. Álvaro Alberto, cuja data de criação é o ano de 1951. O pais esta tomando rumos estranhos e o fato de ter vestido uma farda não tira o mérito das pessoas que em um passado já distantes se propuseram a pensar em um país melhor.
Nada manchara o nome e a Carreira do nosso ilustre Almirante de Esquadra Maximiano da Fonseca do qual fui Escrevente quando da CECiRM em Brasília quando era o nosso MM.
A Pesquisa Marinha e todas as Universidades do Brasil lhe devem muito.
funça reclamando de funça. Pra mim é tudo burocrata, então eles que se entendam.
Infelizmente o propósito da atual administração é apagar todos os feitos dos militares e denegrir nomes dos que fizeram por este país.
Engraçado…
Os militares, quando governavam este país, concederam anistia ampla, geral e irrestrita para todos os comunistas e guerrilheiros esquerdistas, que ainda recebem uma gorda pensão paga por nós. Na minha opinião foi o maior erro que cometeram, pois possibilitou essa corja chegar ao governo e acabar com este país.
Mas esses esquerdistas de … são rancorosos e invejosos do sucesso dos outros, pois não têm capacidade.
São víboras peçonhentas e, como tal, deveriam ser tratados.
Deixe de viver no passado…. aposto q vc tbm não acredita em vacina e nem em holocausto dos palestinos. Melhor voltar a ver sessão da tarde de pijamas né? Estamos em 2024….por favor acorde!
Holocausto dos palestinos kkkkkkk
Mas, em relação ao assunto do tópico, tu concorda com a cassação do título do Almirante? Se sim, por que?
Mas quem continua no passado é esse pessoal que foi anistiado e toda oportunidade que tem arruma um jeito de se vingar do que aconteceu.
Silvio Ferreira, perfeita análise, também concordo…
Sílvio, adiro a seu preciso comentário.
Concordo e digo mais,quando o Brasil sair desse pesadelo,vai ser preciso fazer um desaparelhelhamento ,e com certeza as universidades federais serão prioritárias.
As Universidades Federais deveriam ser dedetizadas e desratizadas, sendo posteriormente transformadas em cívico – militares.
Pois é bem que o Gal. Fiqueiredo avisou
Já parou pra pensar o porquê dessa anistia? Se as pessoas perseguidas, torturadas e mortas assim o foram por serem considerados “foras da lei”, contraventores, terroristas, por que anistiá-los? Teriam os militares lido a Bíblia e resolvido perdoar setenta vezes sete? Ou estava a admitir que pisou na bola feio, e acabou por optar pela “boa troca”,: “você está anistiado, então não me persiga, ok?”
A proposta dos imbecis quando não conseguem brilhar é apagar a luz dos que brilham. Almirante seu trabalho ficará gravado não história do Brasil não precisa do aval daqueles que nada fazem.