A Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador (BFNIG) já está preparada para a fase de oficinas envolvendo os Fuzileiros Navais dos 10 países participantes da 60ª Unitas.
As LCAC (Landing Craft Air Cushion) utilizadas pelos Fuzileiros Navais dos EUA, já abicaram na BFNIG. Elas pertencem ao navio USS Carter Hall (LSD 50).
Na fase de oficinas serão conduzidos treinamentos técnicos e físicos que aumentarão a interoperabilidade entre as forças e servirão como preparação para a fase seguinte, na qual será desenvolvido um tema tático baseado em uma Operação Anfíbia.
Marcelo…91 LCACs foram originalmente construídos, mas, nem todos passaram por um programa de extensão de vida assim o total hoje é de cerca de 70 unidades e esse número deverá cair ainda mais antes que sejam substituídos pelo “SSC” dos quais cerca de 70 serão adquiridos.
O USS Carter Hall pertence a uma sub classe de 4 unidades da classe de “LSDs” “Whidbey Island” e como tal tem uma capacidade reduzida para embarque de “LCACs”, duas unidades ao invés de 4 com o espaço ganho, utilizado para transportar mais carga o que o aproximaria mais do conceito de um “LPD”, mas, manteve-se a classificação “LSD”.
A LSD 50 Carter Hall de 1995, é uma das 4 unidades da Classe Harpers Ferry e esta mais para uma LPD, pois tem um deck para tropas e veículos leves que ocupa 50% da area de hangaragem das LCAC, portanto só cabem 2 LCAC, os navios da Classe Whidbey Island, que são a classe anterior a Harpers Ferry foram projetados para ser os transportadores de LCAC do grupo anfibio e podem hangarar 4 unidades LCAC… E a mais poderosa força naval anfíbia do mundo, a US NAVY possui 91 LCAC do contrato da Textron Marine & Land Systems and Avondale Gulfport Marine; é muito caro de manutenção, mas trata-se de um veiculo simplesmente espetacular!