O estaleiro espanhol GONDAN disse estar se preparando para começar a construir uma série de 10 ferries de passageiros totalmente elétricos para a operadora de transporte fluvial portuguesa Transtejo – Transportes Tejo, SA.
Os ferries de 40 metros de comprimento são projetados com base em um casco do tipo catamarã especificamente otimizado para aproveitar ao máximo os quase 2MWh de energia elétrica armazenada em suas baterias, com funcionamento silencioso e sem emissão de CO2.
Com capacidade para cerca de 540 passageiros, é previsto o transporte anual de cerca de 19 milhões de pessoas no rio Tejo, entre as margens de Lisboa e o sul da capital portuguesa.
A GONDAN foi selecionada após concurso público internacional em outubro de 2020, tendo o negócio sido aprovado pelo Tribunal de Contas português em janeiro. Com um programa de construção de 10 embarcações, a Divisão GRP da GONDAN tem uma carga de trabalho estável até 2024, incluindo um recente contrato para duas embarcações eólicas a serem construídas em cascos de aço em suas instalações de Figueras.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: MarineLink