O 3º porta-aviões chinês foi lançado hoje, 17 de junho, no estaleiro Changxing Jiangnan. O Type 003 foi batizado Fujian, 1º porta-aviões CATOBAR do país, em homenagem à província oposta à autogovernada Taiwan, enviando uma declaração de intenção aos rivais enquanto moderniza suas Forças Armadas.
O novo porta aviões chinês possui mais de 80.000 toneladas e traz como inovação o uso de catapultas eletromagnéticas (EMALS).
Bom… pra quem vive falando que porta-aviões são obsoletos… Tá aí… Quem pode, vai lá e faz.
Prezados, ter um porta-aviões é prioridade máxima a quem deseja projetar força para além de seu entorno. Também representa o controle de consideráveis fatias de mar, garantindo o trafego naval e coibindo o do inimigo, levando poderio aéreo a zonas remotas.
Para quem acha que é obsoleto, esqueceu de avisar à China, cujo planejamento é a PLA Navy ter 06 CSG até 2035…
Caro Guilherme,
Pois sim.
Um porta-aviões, no meu entender, somente estará obsoleto no dia em que houver um sistema de armas de alcance global, que possa executar precisos ataques em tempo mínimo, e que garanta (ou torne desnecessário…) obter a superioridade aérea sobre o espaço de batalha ao mesmo tempo em que provê apoio de fogo a unidades terrestres… E se isso vai ser uma arma hipersônica de alcance global ou um tipo de airship, eu não sei… Mas até lá…
Nesse meio tempo, até se pode pensar em soluções de custo mais aceitável, como vem fazendo italianos, japoneses e projetam coreanos. Mas até então, o vaso de convés corrido mostra-se indispensável.
Aliás Tireless, o que tem a dizer a respeito da nova divulgação do Min de defesa ucraniano? :
Ukranian official tally of losses which is underestimate:
AFU Lost 50% combat capability: The Ministry of Defense of Ukraine for the first time announced the figures of losses of the Armed Forces in equipment during the war.
“We lost about 50%. This is about 1300 infantry fighting vehicles, 400 tanks, 700 artillery systems,”
Deputy Defense Minister Vladimir Karpenko said in an interview with National Defense.
And he added that international assistance covers only 10-15% of the needs of the Ukrainian army. He also admitted that 75,000 AFU are no longer “physically combat capable” ( in real terms dead, wounded or surrendered).
“We keep telling that 70 000 UAF soldiers are demilitarized and 210 000+ are wounded”
Fonte.
Belo alvo pra um LRASM…
Eita navio bonito
Copia do design norte-americano, a ilha e igualzinha a dos navios da nova Classe Ford……
Espero que ele não dê tantos problemas e seja um navio tão problemático quanto o Ford, se eles forem realmente uma cópia (o que só demonstra a eficiência da inteligência e dos serviços secretos da China e das constantes falhas na contrainteligencia americana), eles vão ter apenas um grande e inútil elefante branco nas mãos……
Se os EUA tiveram problemas, o que dirá a sua ditadura totalitária de estimação…
Mais um produto com a garantia das Olganizações Tabajala…
O famoso “solta pecinha”…kkkkk
Engraçado que quem tava soltando pecinha a alguns meses atrás, era o F35… mas blz
Há bastante tempo o F-35 é operacional, tanto que já foi usado em combate….
Já o Su-57….rs!
Enquanto o Su 57 está sambando sobre as defesas aéreas ucranianas os F 35 estão caindo duros no chão por que tomaram banho demais.
O ‘Ferlon’, considerando que realmente esteja fazendo algo, está atuando de forma apenas marginal. E se um dia vier a se tornar operacional de fato, é assim que atuará, isto é, como a parte menor de uma ofensiva aérea russa…
Já o F-35, os israelenses (sempre eles…) já provaram do que o caça americano é capaz… Entram e saem quando querem dos espaços aéreos vizinhos, e não há prova de que tenham sido localizados por qualquer sistema soviético-russo.
O único que está sambando é o F-35, no caso em cima das defesas aéreas sírias e iraquianas…..
Já o Su-57 apenas faz de conta na Ucrânia