Por Burak Ege Bekdil
ANKARA, Turquia – Uma parceria entre duas importantes empresas de defesa turcas lançou o primeiro navio de superfície não tripulado armado do país, o ULAQ. O Estaleiro Ares e a Meteksan Defense disseram em 28 de outubro que o ULAQ foi construído com compostos avançados, tem um alcance de 400 quilômetros e pode viajar até 65 km / h.
As empresas também disseram que a plataforma está equipada com recursos de visão diurna e noturna, bem como infraestrutura de comunicação criptografada, que pode ser operada de veículos móveis e sedes ou de plataformas marítimas, como porta-aviões ou fragatas. Essa infraestrutura pode ser usada para missões de inteligência, vigilância, reconhecimento, guerra de superfície, guerra assimétrica, escolta e proteção de infraestrutura estratégica.
O projeto do protótipo foi finalizado em agosto, disseram Ares e Meteksan, e a construção estrutural foi recentemente concluída, com o primeiro indo ao mar (Mediterrâneo) em dezembro, após seu equipamento. Os sistemas de mísseis da ULAQ incluem quatro células de Cirit e duas de L-UMTAS, fabricadas pela Roketsan, fabricante de mísseis controlada pelo Estado da Turquia. Os testes de disparo estão planejados para o primeiro trimestre de 2021. Junto com os sistemas de mísseis Cirit e L-UMTAS, o ULAQ será equipado com diferentes variações de tecnologia de comunicação e inteligência, como bloqueio e sistemas de guerra eletrônica, para cobrir diversas necessidades operacionais. A embarcação poderá realizar operações conjuntas com drones complementares.
Seus construtores disseram que o ULAQ não é apenas controlado remotamente, mas também um veículo autônomo que hospeda inteligência artificial.
“ULAQ é um mensageiro (a palavra original é‘ ulak ’), um enviado da antiga cultura turca que representa o estado com suas habilidades extraordinárias desde a Ásia Central. Junto com a inteligência e a experiência, a ULAQ possui capacidades extremas de guerreiro”, disse o CEO da Ares, Utku Alanc.
O CEO da Meteksan, Selcuk Alparslan, acrescentou: “Ao projetar os sistemas eletrônicos críticos da plataforma, buscamos o máximo de índole e consideramos totalmente as necessidades operacionais das Forças Armadas turcas.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: DefenseNews
Railguns, caças Stealth e Navios de Superfície não tripulado…….
Como se vê os turcos, sob a batuta do sultão de Ancara, estão querendo suplantar a Marcenaria Teerã no quesito bravata…..
A Turquia, está se tornando outro grande fabricante de armas modernas e sem alarde, igual a China está fazendo as custas de reengenharia alheia e alguns casos próprio.
Enqto isso o Brasil fica só sonhando e esperando que algum dos nossos inimigos nós invada p/ acordar, ou seja qdo for tarde.
Depois de vencermos a guerra com os Estados Unidos, nos preocuparemos destes detalhes…. selva
Impressionante a quantidade de plataformas e armamentos que a Turquia está desenvolvendo localmente para suas três forças.
Vontade, determinação e aplicação correta dos recursos sem interrupções.
Por aqui, salvo pouquíssimas excessões, desinteresse, apatia, letargia, projetos que se arrastam por décadas consumindo milhões e depois são abandonados. É um crime o sub aproveitamento de toda a capacidade criativa que existe por aqui.
Muito das guerras de hoje e de amanhã serão feitas por controladores em salas com ar condicionado e joystick’s em punho controlando máquinas fantásticas e mortalmente capazes de levar terror e destruição.