Três propostas foram apresentadas para a licitação internacional de reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que teve parte de sua estrutura destruída por um incêndio em 2012. O certame prevê a seleção e a contratação por menor preço. O valor máximo das obras é de US$ 110,5 milhões. O nome do vencedor deve ser divulgado nas próximas semanas.
Apresentaram propostas o consórcio formado pela brasileira Ferreira Guedes e pela chilena Tecno Fast; a empreiteira chinesa CEIEC; e a empresa finlandesa FCR Finland.
A Antártica é considerada um dos continentes mais importantes do planeta por suas riquezas minerais e por concentrar 76% de toda a água doce do planeta. Desde o início do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), em 1982, o Brasil vem desenvolvendo importantes pesquisas nas áreas de Oceanografia, Biologia, Biologia Marinha, Glaciologia e Geologia, entre outras.
FONTE: MD
Eis aí mai uma excelente oportunidade para o Brasil aprender. A falta de interessados na construção dessa base de pesquisa científica reflete bem a nossa falta de capacidade nesse tipo de construção, sobretudo pelos desafios de toda ordem que se apresentam. Torço para que a proposta apresentada pelo consórcio formado por uma empresa chilena e uma brasileira vença a licitação, pois talvez a relação custo benefício seja melhor para todos os interessados.
A primeira licitação terminou sem interessados, tiveram que abrir concorrencia internacional para atrair empresas com condições de tocar essa obra.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/02/1417764-licitacao-para-reconstruir-base-na-antartida-termina-interessados.shtml