De acordo com informações publicadas em 6 de agosto de 2021, o estaleiro alemão ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) anunciou que a empresa foi selecionada para preparar um Projeto de Conceito e Estudo de Viabilidade como parte do programa de fragatas MIECZNIK, relativo à aquisição de fragatas multi-missão para a Marinha polonesa.
Se selecionado, o estaleiro alemão ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) formará uma parceria de tecnologia duradoura com a indústria polonesa para a construção, integração e suporte de ciclo de vida das fragatas MEKO® A-300 PL inteiramente na Polônia. A parceria com a indústria de outras nações para construir nossos projetos é uma ‘prática padrão’ para a ThyssenKrupp Marine Systems, com mais de 50% de nossos navios de guerra exportados sendo construídos por estaleiros de nossos clientes ao longo dos anos.
Como fornecedor líder de tecnologia de fragata para navios de guerra para 19 marinhas em todo o mundo até o momento, incluindo 6 marinhas da OTAN, a TKMS tem o orgulho de oferecer à Polônia o MEKO® A-300 PL, nossa variante mais atualizada do famoso MEKO® família fragata de tecnologia, disse o CEO da TKMS, Dr. Rolf Wirtz.
A fragata MEKO A-300 ainda não está disponível, mas segundo fontes da internet, o navio terá um comprimento entre 125 a 130 metros com um deslocamento de 5.500 toneladas. Ela será capaz de transportar 64 mísseis de longo alcance.
A MEKO A-300 será equipada com uma combinação de radar multifuncional APAR (Advanced Phased Array Radar) Bloco 2 com radar de busca de longo alcance SMART L (Radar de aquisição de sinal multifeixe para rastreamento, banda L). O APAR Block 2 é um novo radar multifuncional de banda X com busca de volume de feixe múltiplo, busca de horizonte, rastreamento de alvo hemisférico e poder de fogo incomparável com mísseis semi-ativos e ativos. O sistema de radar suporta totalmente operações de guerra anti-aérea (AAW) e anti-guerra de superfície (ASuW) e é totalmente compatível com mísseis Standard Missile SM-2 e ESSM.
O SMART-L é um radar multifeixe 3D projetado para fornecer vigilância aérea e de superfície de longo alcance e designação de alvos. É um radar Active Electronically Scanned Array (AESA) totalmente controlado digitalmente. As técnicas de ponta aplicadas resultam em um radar com desempenho de longo alcance incomparável de 2.000 km. Dentro desse alcance enorme, ele detecta um amplo espectro de alvos: alvos que respiram, alvos furtivos e mísseis balísticos.
A fragata MEKO A-300 pode ser armada com um canhão naval de 76 ou 127 mm e será capaz de transportar 16 mísseis superfície-superfície em vez do 8 padrão, comum a muitos navios de combate.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Navy Recognition
A Meko 300 poderá ser um bom negócio se não ultrapassar o dobro de uma Tamandaré, aí poderemos almejar ter uma proporção de 2 x 1. Alguem tem idéia de quanto saiu o preço das que já foram negociadas?
Tem também um projeto das Meko 400 baseado nas malfadadas F-125 que a Mainha Alemã devolveu ao estaleiro para refazerem o projeto.
Em suma temos que ficar sempre de olho aberto,
A MB precisa urgente desenvolver doutrina para utilizar o Astros com MTC300 no Atlântico e adquirir outro navio da mesma classe. Com um MTC300 naval, daria para fazer uns ataques de saturação contra outras embarcações bem difícil de se defender…
Uma duvida, pq a torre do radar da nossa tamandare é baixa, hoje em dia os navios modernos estão vindo com os radares bem altos.
O desenho da Meko 300 lembra, e muito, das Sachen, inclusive deslocamento é quase igual (5.500 meko x 5.800 Sachen).
O que muda, a princípio, seria a propulsão; nas Sachen é CODOG e nas Meko 200 o Warp e a quantidade de VLS (64 Meko x 32 Sachen).
Parece ser um bom projeto para a MB visando uma padronização futura.
Proposta interessante, seria viável em uma “fase 2” do projeto Tamandaré ?!?! Alguém tem mais informações ?
Tudo vai depender do andamento do programa. Se tudo sair bem, pode ser que se migre para um navio mais capaz. Mas isso hoje é mera especulação.
Será o proximo passo para a MB depois das FCT.
O Brasil vai precisar de uma fragata maior para usar o Astros 2020 e seguindo a filosofia aplicada para as Tamandaré a ThysseKrupp tem o modelo Meko 300 com cerca de 130m de comprimento e 5.500 tons., que poderia ser negociado no mesmo consórcio como uma fragata pesada ou contratorpedeiro.