Com o objetivo de revolucionar a indústria naval por meio de sistemas robóticos autônomos, a Tidewise, empresa de tecnologia de ponta voltada ao mercado de serviços navais, com sede no Rio de Janeiro, anuncia a captação de R$ 10 milhões em investimento liderado pela MSW Capital, através do fundo MSW MultiCorp2.
Fundada por Rafael Coelho e Sylvain Joyeux em 2019, a TideWise hoje é a principal empresa de tecnologia brasileira que desenvolve, integra e opera sistemas autônomos inteligentes para solucionar demandas da indústria naval, seja ela em contexto fluvial, portuário ou marítimo. Com mais de R$30 milhões investidos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, a empresa criou a primeira embarcação não tripulada a ser registrada na Marinha do Brasil, o USV Tupan, que já prestou serviços para grandes companhias como Petrobras, Repsol Sinopec Brasil e Shell e também para a europeia de distribuição elétrica, Elia Group, na Bélgica.
A TideWise pode servir a diversos mercados, como: portuário, energia offshore, defesa, logística em geral. Olhando para o mercado de energia eólica como exemplo, de acordo com Ministério de Minas e Energia, atualmente, o Brasil conta com mais de 26 gigawatts (GW) de capacidade instalada, em mais de 900 parques eólicos, o que representa mais de R$200 bilhões investidos na última década. Se considerarmos somente o mercado de eólicas offshore (que demandará muitos serviços de empresas como a TideWise) o Brasil já reúne potencial para mais de 80 projetos que juntos totalizam mais de 200 GW de capacidade instalada prevista, isso já é quase 10 vezes a capacidade atual instalada do onshore. Isso é somente Brasil, a Tidewise pode operar remotamente em qualquer lugar do mundo.
A expertise da TideWise contribui com a redução do impacto ambiental, consumindo 98% a menos de combustível se comparado a uma operação convencional. Sua estrutura totalmente remota contribui diretamente para a redução de riscos por não ter pessoas embarcadas, além de permitir uma redução significativa de custos em diferentes tipos de projetos.
“Nossa missão é reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência nas operações marítimas não tripuladas. Com a nossa tecnologia própria e mão de obra 100% brasileira temos potencial para impulsionar ainda mais o mercado offshore. O investimento do MSW MultiCorp 2 vai nos trazer a possibilidade de explorar sinergias com todos seus cotistas, o que pesou na escolha pelo Fundo.” comenta Rafael Coelho, co-fundador e CEO da TideWise.
O investimento foi realizado pelo Fundo MSW Multicorp 2, que investe em startups inovadoras de base tecnológica com sinergia com os seus investidores: BB Seguros, Baterias Moura, AgeRio e Embraer. Esse já é o 4ª investimento da MSW Capital através do seu Fundo MultiCorp 2 nesse ano, as 3 primeiras foram: Automni, VoltBras e Speedbird.
“A demanda por soluções autônomas está se mostrando cada vez mais necessária para diversos setores da economia, seja pelo ar, pela terra ou pelo mar. A TideWise tem um time de primeira linha e além de ser pioneira nesse negócio no Brasil, já vem lidando com a alta demanda por inovação por parte das grandes empresas que atuam nesse mercado.”, comenta Richard Zeiger, sócio da MSW Capital.
FONTE: NR7
Boa tarde Padilha então ainda existe a
Possibilidade da MB comprar ou construir navios caça minas feitos de compósitos?
Obrigado
Abs.
Não. A MB vai seguir outro caminho apesar de termos uma empresa nacional que trabalha com compósito.
Bom dia Padilha obrigado pela resposta acima.
2 Padilha o início da construção do primeiro Napa BR 500 será em 2024?
Sera constrido em blocos ou por carreira?
Obrigado
Abs.
Boa tarde Padilha os NPa. 500 BR terão capacidade
para atuar como caça minas?
obrigado
abs.
Nunca serão. O máximo que poderão fazer será levar um ROV até uma certa distância para procurar as minas. Um NPa 500 não tem sonar e mesmo que use um sonar rebocado, ficará exposto e pode ser afundado por uma mina. Vale o risco? Eu não correria esse risco. Por isso prefiro casco de compósito em um navio caça minas, o qual além de sua função primária, ainda poderia atuar como Navio Patrulha. Querer reinventar a roda invertendo os papéis não me parece o caminho adequado.