A Thales ganhou um contrato do Naval Group para testar um sonar passivo montado no casco projetado para operação autônoma. O contrato faz parte de um projeto liderado pela Agência de Compras de Defesa Francesa (DGA) para desenvolver um demonstrador de veículos subaquáticos de combate não tripulado para fins de teste.
O sonar passivo omnidirecional montado no casco a ser integrado ao demonstrador compreenderá uma matriz panorâmica cilíndrica e uma unidade interna que abriga o software operacional. Juntos, a matriz e o sistema operacional fornecerão uma imagem precisa e detalhada do ambiente da superfície do oceano para garantir que o veículo subaquático possa subir a superfície com segurança.
A Thales ajudará na integração da solução de sonar no (Démonstrateur Drone Océanique / DDO). O projeto dará ao Ministério Francês das Forças Armadas acesso às mais recentes tecnologias de sistemas subaquáticos para ganhar e sustentar o domínio submarino no teatro de operações. Espera-se que essas novas tecnologias e recursos táticos forneçam uma resposta operacional eficaz a médio prazo para atender às necessidades da guerra subaquática e novas formas de combate naval.
“O sonar passivo omnidirecional montado no casco desenvolvido por Thales é um componente essencial do sistema de detecção acústica do veículo subaquático não tripulado. Suas capacidades de detecção, classificação e localização autônomas dependerão do processamento de sinais de alto desempenho, análise de dados e funcionalidades de inteligência artificial”, disse Marc Delorme, líder do Programa Thales Unmanned Combat Underwater Vehicle (UCUV).