A Marinha Alemã estará equipada com o sistema Surfsat-L, que inclui vários terminais de comunicação por satélite (SATCOM), bem como um sistema de treinamento em terra. Esse sistema, oferece desempenho e segurança de alto nível, garantindo a conectividade de longo alcance em alto mar, o que é crítico para navios de guerra, como as fragatas F126.
Com este terminal SATCOM de nova geração Surfsat-L, a Thales demonstra sua liderança global em satélites de comunicação militar. Esse sistema modernizado, cujas versões anteriores estão em serviço com várias marinhas em todo o mundo, garantirá uma melhor conectividade, mesmo sob condições operacionais difíceis.
As fragatas F126, projetadas pela Damen Naval, serão as maiores da frota naval alemã e serão capazes de operar em todas as latitudes. Eles exigem comunicações de satélite resilientes protegidas que atendam às restrições de alongamento entre o teatro de operações e os centros de comando das operações marítimas para cumprir suas missões.
Um total de quatro Surfsat-L e um sistema de treinamento baseado em terra serão entregues à Marinha Alemã. Essa é uma etapa adicional na implantação da nova versão SatCom Surfsat-L. Este terminal naval tornou-se uma ferramenta essencial no campo das comunicações por satélite. Projetado para navios, de fragatas à porta-aviões, o Surfsat-L foi usado pela Marinha Francesa e já foi adotado por cinco outros países da Europa e do Oriente Médio. O Surfsat-L é uma solução robusta, compacta e fácil de usar. Foi projetado em colaboração com os usuários finais, permitindo a rápida implantação e configuração da missão.
O versátil sistema de alta precisão do Surfsat-L pode lidar com situações extremas, como condições climáticas adversas e condições do mar, velocidades de combate e acelerações, bem como guerra eletromagnética. Seu poder de radiofrequência é essencial para superar bloqueios, interferências e ataques cibernéticos. Ele foi projetado para compartilhar dados sensíveis e protegidos de vários tipos (dados de radar, cartografia, mensagens de voz, informações optrônicas, vídeos etc.), bem como trocar dados de bem-estar pela tripulação, incluindo provisão de TV e Internet e a transmissão de dados administrativos.
As fragatas F126 serão equipadas com uma solução Tri de alta potência (Ka Mil, Ka Civil, x) SatCom, permitindo a transmissão simultânea nessas três frequências. O sistema é capaz de se conectar à órbita média da Terra (MEO) e aos satélites de órbita geoestacionária (GEO), militar e comercial, para conectividade ideal e cobertura prolongada da Marinha Alemã. Mesmo em uma arquitetura de satélite de vários pontos, o sistema é capaz de manter a conectividade ideal.
“A Thales SatCom Surfsat Solutions provou suas capacidades no uso operacional por mais de 15 anos na Marinha francesa, bem como nas forças navais de vários outros países da Europa e do Oriente Médio. Estamos muito orgulhosos e honrados por poder contar com a confiança da Marinha Alemã para equipar suas fragatas F126 com nossos sistemas de comunicação por satélite de nova geração”, disse Alexandre Bottero, Linha de Negócios da Rede de Vice-Presidente e Sistemas de Infraestrutura.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN