A Advanced Acoustic Concepts (AAC), subsidiaria da Thales, entregou o primeiro sonar de profundidade variável CAPTAS-4 para o programa Fragata Constellation da Marinha dos EUA (FFG-62). Esta entrega, antes do previsto, demonstra a eficácia da Thales como parceiro de confiança para as Marinhas em todo o mundo. A Marinha dos EUA se beneficiará com a confiabilidade e o desempenho demonstrados do CAPTAS-4, líder de mercado indiscutível em sistemas ativos de profundidade variável submarina.
A AAC entregou o sistema em 12 de outubro de 2023, antes dos marcos contratuais, sob restrições de tempo muito agressivas. A tecnologia de sonar incomparável de Thales foi escolhida pela Fincantieri Marinette Marine, de acordo com a Marinha dos EUA para equipar suas novas fragatas. Além dos dois sistemas já ordenados até o momento, até oito sonares adicionais CAPTAS-4 poderiam ser fornecidas sob o contrato atual. Nesta perspectiva, em abril, a AAC concluirá a construção em uma nova instalação de produção do CAPTAS, localizada em seu local atual, perto de Uniontown, Pensilvânia, onde os testes finais de montagem, integração e aceitação ocorrerão para os dois dos dez navios.
A Thales tem mais de 50 anos de experiência em guerra submarina e é o principal exportador de sonar do mundo. A família CAPTAS compreende uma série de sonares de imersão variável de baixa frequência dedicados à guerra anti-submarina. O CAPTAS-4 entregue à Marinha dos EUA é o mais poderoso da família. Foi testado sob uma ampla gama de condições operacionais, por exemplo, pelas Marinhas francesas, britânicas e italianas, e sua maturidade e desempenho técnico são reconhecidos em todo o mundo.
Em 2020, 2021 e 2022, várias fragatas francesas equipadas com o sistema CAPTAS-4 ganharam o prestigioso Prêmio Hook’Em, o Prêmio Americano de Excelência concedido ao melhor desempenho da tripulação no campo da guerra anti-submarina, durante Exercícios na área de operações da 6ª frota dos EUA. A Thales foi escolhida e reconhecida pela excelência de seu know-how, pela capacidade de seus sistemas de sonar de detectar, localizar, classificar e buscar ameaças cada vez mais furtivas e silenciosas sob o mar.
“A Thales é um fornecedor de longa data de sistemas ASW avançados e capazes para a Marinha dos EUA e os principais contratados dos EUA. Com esse novo contrato para a entrega do sonar de profundidade variável CAPTAS-4, eles estão novamente demonstrando o desempenho de nossos sistemas acústicos e renovando sua confiança em nossas equipes ”, disse Gwendoline Blandin-Roger, vice-presidente da Thales Underwater Systems.
“A Advanced Acoustic Concepts se orgulha de anunciar que entregamos com sucesso o primeiro sistema de sonar de profundidade variável CAPTAS-4 para o programa FFG-62 da Marinha dos EUA, o primeiro da nova classe de fragatas dos EUA”, disse Mike Carnovale, presidente e CEO da AAC.
“Estamos ansiosos para servir ainda mais a Marinha dos EUA, pois continuamos a fornecer e apoiar essa capacidade crítica da ASW no futuro”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN