Roma, 27 de novembro de 2023 – Após a assinatura do contrato entre a OCCAR e a Naviris (uma joint venture Fincantieri e Naval Group) para a atualização Mid-Life das quatro unidades da classe Horizon em serviço nas marinhas italiana e francesa, um subcontrato foi assinado em agosto de 2023 entre SIGEN (consórcio entre Elettronica e Thales) e Naviris para a modernização do sistema de Guerra Eletrônica (EW).
Este contrato representa uma continuação do que já foi iniciado com sucesso nos programas Horizon e FREMM e consolida a relação colaborativa entre as duas empresas para o fornecimento de sistemas EW de última geração, capazes de enfrentar com sucesso as necessidades operacionais atuais e futuras, com contribuições muito equilibradas. de ambas as empresas.
Em detalhe, o sistema EW integra nas novas Unidades Navais a excelência desenvolvida por ambas as empresas nos respetivos programas navais nacionais. O componente totalmente digital Radar Electronic Support Measures (RESM) desenvolvido e qualificado para o programa FDI (Frégate de Défense et d’Intervention) para a Marinha Francesa será integrado com o componente Radar Electronic Counter Measures do Grupo ELT desenvolvido e qualificado para o PPA (Patrol Unidades Offshore Multiuso) para a Marinha Italiana. Já os subsistemas Medidas de Apoio Eletrônico de Comunicação e Unidade de Gerenciamento de Guerra Eletrônica serão variantes nacionais, fornecidas por cada empresa para sua Marinha.
Domitilla Benigni, CEO e COO da Elettronica disse: “O contrato para o EWS Mid-Life Upgrading (MLU) das Unidades Horizon tem um valor duplo e significativo para a nossa empresa: por um lado, consolidamos a nossa presença de excelência em EW em embarcar em unidades navais das Marinhas Italiana e Francesa e, ao mesmo tempo, consolidar a longa e frutífera colaboração com a Thales. Ambos os aspectos consolidam a contribuição convicta do Grupo ELT para a Defesa Europeia.”
Philippe Duhamel, Vice-Presidente Executivo, Sistemas de Missão de Defesa, Thales: “Estamos muito orgulhosos de reforçar a nossa colaboração e parceria com o Grupo ELT através do fornecimento do nosso sistema único de Guerra Eletrónica (EW) para as Marinhas Italiana e Francesa, tendo em conta os novos e modernos desafios e ameaças do espectro eletromagnético.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN