Durante os exercícios REPMUS e Dynamic Messenger, a Thales demonstrou a excelência de suas soluções navais, possibilitando às forças obter uma visão completa da missão e melhorar a interoperabilidade na condução das operações de controle do fundo do mar. As experimentações inovadoras e colaborativas de tecnologias de guerra eletrônica da Thales, incluindo um sistema interoperável de gerenciamento de missões de guerra contra minas, melhoram a consciência situacional além do horizonte do sensor do navio.
Uma solução de gestão de missões que promove a interoperabilidade entre redes da OTAN, capaz de integrar facilmente sistemas de terceiros, para a proteção do fundo do mar.
O objetivo destes dois exercícios, que decorreram em Portugal, foi demonstrar novos conceitos operacionais e testar novas tecnologias, a fim de desenvolver sistemas UxV marítimos mais flexíveis e interoperáveis com sistemas convencionais.
Nesta ocasião, a Thales demonstrou novas capacidades de detecção de minas, particularmente na área estratégica e complexa das águas costeiras. A arquitetura aberta do sistema de gerenciamento de missão de ação contra minas da Thales, M-Cube, permite a integração rápida e flexível de sensores de terceiros. Por exemplo, o UAV CAMCOPTER® S-100 que incorpora o sistema VQ-840-G LiDAR (Light Detection and Ranging) da empresa austríaca RIEGL foi capaz de realizar uma operação aérea completa de contramedidas de minas com 100% de sucesso na detecção de minas e 0% de alarmes falsos, alcançando assim os melhores resultados registrados durante os exercícios.
Estas inovações na gestão da missão permitiram às forças obter uma visão completa da situação tática para atingir os seus objetivos operacionais. Esta é a primeira vez que as vantagens da arquitetura distribuída do sistema M-Cube de nova geração foram demonstradas num exercício naval da OTAN que combina plataformas tradicionais e UAVs. Além disso, o sistema M-Cube, com a sua arquitetura aberta, mostra que é compatível com as principais redes de comunicação da OTAN e capaz de gerir missões a nível de comando de grupo operacional.
Além disso, a Thales, através da sua solução MiMap, contribuiu para a proteção de infraestruturas submarinas críticas ao identificar um corte num cabo submarino durante o exercício Dynamic Messenger. MiMap é uma ferramenta de análise de missão que permite aos operadores analisar dados de sonar em tempo real ou gravados durante uma missão. Ele fornece uma maneira eficiente de estudar o fundo do mar, classificar e localizar contatos e detectar alterações no último status conhecido de uma área, apresentando velocidade, cobertura de área e taxa de falsos alarmes incomparáveis até o momento.
“As soluções MiMap e M-Cube tornaram os BBPDs (Base Bomb Disposal Diving Vessels), que datam de meados dos anos 80, ainda mais eficientes e eficazes no uso de drones do século XXI. O MiMap é uma ferramenta poderosa para processamento de dados de sonar e foi particularmente apreciada pelas minhas equipes responsáveis pela operação de sonares de guerra contra minas. Minha equipe também ficou muito satisfeita com a facilidade de instalação e integração dos sistemas MiMap e M-Cube,” disse o Tenente-Comandante Claude-Louis, comandante do GPD Méditerranée e do BBPD Pluton.
Guerra eletrônica multiestática para melhor consciência situacional
A Guerra Eletrônica (EW) permite que sinais no espectro eletromagnético sejam detectados, interpretados, controlados ou interrompidos. Hoje, as Medidas de Suporte Eletrônico de Radar (R-ESM) são necessárias para receber e identificar simultaneamente vários radares complexos. Durante esses exercícios, a Thales implantou recursos de guerra eletrônica colaborativa baseados em soluções micro-ESM de UAV em parceria com uma PME (ESROE) e nosso sistema de medição de suporte eletrônico de radar digital multifuncional (R-ESM) a bordo de uma fragata. Desta forma, o Grupo demonstrou em condições reais como a colaboração de sensores em múltiplos domínios permitirá refinar a consciência situacional.
Tales na área naval
Com mais de 50 anos de experiência como fornecedora de equipamentos, sistemas e serviços navais, a Thales oferece às forças navais em todo o mundo conhecimento incomparável e benefícios operacionais comprovados. A Thales entende como os assuntos navais e marítimos estão evoluindo hoje e aproveita esses insights para ajudar a garantir o sucesso de uma ampla gama de missões navais em todo o mundo.
Os sistemas de defesa aérea, defesa de superfície, guerra anti-submarina e segurança marítima da Thales estão agora em serviço em mais de 50 marinhas .
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN