Por Tayfun Ozberk
O primeiro anúncio da entrega do TCG Anadolu (L 400) veio de vários meios de defesa turcos em 05 de março de 2023, o que foi considerado um tanto surpreendente, pois não houve cerimônia ou anúncio oficial da Agência de Defesa da Turquia (SSB). Um dia depois, o Ministério da Defesa da Turquia anunciou no Twitter que a tripulação do TCG Anadolu havia iniciado o treinamento pré-desdobramento.
Isso é considerado uma confirmação da entrega, pois esse treinamento é realizado após a entrega dos novos navios.
O Naval News soube de uma fonte da indústria de defesa turca que a entrega ocorreu em janeiro de 2023. A fonte disse sob condição de anonimato que grande parte dos Testes de Aceitação do Mar foi concluída e o restante dos testes será realizado depois da entrega. A fonte também afirmou que os testes de mar do Anadolu devem estar concluídos nas próximas semanas.
Após a conclusão dos testes de mar, deve-se iniciar o processo de integração para lançamento do drone e segurança do sistema.
O TCG Anadolu é o maior navio da Marinha turca com 231 metros de comprimento, 32 metros de largura e um deslocamento de 27.436 toneladas e fortalecerá as capacidades de projeção de força da Marinha turca. O navio terá uma velocidade máxima de 20,5 nós e um alcance de 9.000 milhas náuticas quando totalmente carregado.
TCG Anadolu: O primeiro UAV Carrier do mundo
O TCG Anadolu se transformou em um transportador de drones depois que os EUA romperam a parceria com a Turquia no projeto F-35. Como resultado, a Baykar, um fabricante turco de drones, anunciou no início de 2021 que estava trabalhando em um UCAV específico chamado TB-3, uma versão aprimorada e de asa dobrável do drone TB2 comprovado em combate que será implantado a bordo do Anadolu.
Ismail Demir enfatizou em um programa de TV em 2022 que o processo de integração do sistema UAV continuará após a entrega do Anadolu. O navio poderá realizar operações aéreas com drones TB-3 após a conclusão da integração do sistema. Ele também sublinhou que o caça não tripulado Bayraktar KIZILELMA (MIUS) e a aeronave HURJET serão implantados no futuro LHD.
“Na próxima fase, além dos drones e helicópteros TB3, KIZILELMA e Hürjet serão capazes de decolar e pousar dessas embarcações. Os trabalhos de design ainda continuam.” Ismail Demir, chefe do SSB.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News
Se a operação com os UAV der certo, seria uma boa opção para a MB…
Operar um UAV á jato e com capacidade furtiva como Kizilelma fará toda diferença nas capacidades do navio, é algo pode começar a ser cogitado pela MB tbm, projetar poder aeronaval usando UAVs (com capacidade de vigilância e de ataque) a partir do NAM Atlântico seria fantástico
o Atlantico não comportaria e as adaptações seriam inviáveis. Melhor seria a construção de um navio semelhante como o Juan Carlos I, que aliás, acho que este navio turco é baseado, salvo melhor juízo dos foristas aqui.
Ta certo Marcelo. O navio turco e uma copia do desenho de Navantia do LHD da armada espanhola Juan Carlos I. Navantia vendeu o desenho pra os turcos, e foi construido 100% na Turquia. Navantia tambem vendeu outros dois navios LHD iguais ao espanhol e turco, pra Australia, que atualmente são operados pela marina autraliana, com bastante sucesso… exceto uns problemilhas com a propulsão deles que é de tipo pod azimut, que ainda não foi resolvido. Se nao me engano são utilizados por helicopteros porque Australia nao comprou o F35B. O navio espanhol opera com harriers e tambem helicopteros. Como curiosidade, o LHD espanhol agora se encontra em manutenção pra mudar o sistema de propulsão, porque o atual baseado em pods azimut não tem suficiente confiabilidade e da muitos problemas, chegando a parar o barco no medio de exercicios da armada. Conheço bastante do caso porque moro na Espanha.