A Primeira saída ao mar do Submarino Tonelero (S 42) foi concluída com eficiência, eficácia e efetividade. Nossos marujos, já experientes de imersões anteriores dos Riachuelo (S 40) e Humaitá (S 41), cumpriram mais um Marco Industrial, mostrando a força da ICN e a capacidade qualitativa da nova frota de submarinos que estamos entregando para a Marinha do Brasil.
As manobras de Imersão Estática foram realizadas na sexta (25/10) e sábado (26/10), nas águas da Baía de Sepetiba, próximo ao Complexo Naval de Itaguaí.
Na sexta-feira (25), foi executado o teste de Estabilidade para o Construtor, a Imersão Estática, que visa calcular o deslocamento do Submarino na Superfície e em Imersão a fim de garantir a realização segura para os próximos testes, tendo em vista que agora, foi possível conhecer o real deslocamento do Navio, seja navegando na Superfície ou mergulhado.
Em proveito desta Saída de Mar, várias verificações operacionais foram realizadas em diversos sistemas do Navio, com o objetivo de nos antecipar os próximos Marcos de Segurança, tais como a Verificação Funcional dos Sistemas Radar, Periscópios de Observação e Optrônico, de Navegação, Ecobatímetro, de Comunicações, de Cavitação e de Ruídos Próprios, Sonar e de Telefonia Submarina.
Já no sábado (26), foi feito o Teste de Operação da Guarita de Salvamento, que visa permitir o escape do Submarino em caso da sua impossibilidade de retornar à Superfície, garantindo dessa forma a realização segura da Primeira Imersão Dinâmica do Submarino, programada para janeiro de 2025.
FONTE: ICN
Boa noite Padilha a França ofereceu mais um submarino pra MB seria igual aos Riachuelo?
Obrigado
Medo vai ser no primeiro IGP ( imersão a grande profundidade).Pena não iremos saber qual profundidade vai chegar. Se é que ainda fazem isso!
Excelente. Que veja o 2o lote com brevidade.