Por Guilherme Wiltgen
O submarino Tikuna (S 34) está atracado na Estação Naval de Mayport, na Flórida, durante uma visita de rotina ao porto, em 25 de maio de 2022. O Tikuna está nos EUA para participar do exercício com o Carrier Strike Group 10 Composite Training Unit (COMPTUEX).
O COMPTUEX (Composite Training Unit Exercise) é um exercício de treinamento que testa as capacidades dos navios e a sua preparação para um deployment. Cada componente do Carrier Strike Group treina as suas capacidades antes de suspender para sua implantação.
O exercício é normalmente realizado durante um período de duas a três semanas, entre seis e oito semanas antes do início da implantação, e visa certificar que o porta-aviões e sua ala aérea estão qualificados para operações em mar aberto.
O CSG 10 – George H.W. Bush Carrier Strike Group (GHWBCSG) – é formado pelo porta-aviões nuclear da Classe Nimitz, USS George H.W. Bush (CVN 77), pelos cruzadores USS Leyte Gulf (CG 55) e USS Vicksburg (CG 69), ambos da Classe Ticonderoga, do Carrier Air Wing (CVW) 7 e do Commander Destroyer Squadron (CDS) 26 (DESRON 26).
Antes de chegar aos EUA, o Tikuna fez uma escala em Fortaleza entre os dias 05 e 10/04, e outra em San Juan, em Porto Rico, no dia 5 de maio.
Ao todo, 44 militares da Marinha do Brasil fazem parte da tripulação do Submarino Tikuna (S 34).
Padilha,
Você tem notícia do Riachuelo? Estou achando ele muito sumido das notícias.
Também estou achando que a incorporação do mesmo está muito atrasada.
Obrigado
Está no forno.
O próximo será o Riachuelo! Nuca gostei desses submarinos alemães com a vela bem no meio, esquisito.
Por que a bandeira americana no submarino brasileiro? Para mim é subserviência!
Todo navio quando em porto estrangeiro, hasteia a bandeira do país onde se encontra. Nada além disso. Parem de procurar cabelo em casca de ovo.
O contrário também acontece, prezado. Tradição e protocolo.
O que para você é subserviência, para o resto do mundo é regra, não é cortesia, é obrigação hastear a bandeira do país em que e está navegando.
Abaixo o BCP Mistral navegando na AJB:
Relembrar é viver
Há dez anos atrás, o Tikuna estava em Norfolk
E saiu matéria na TV estadunidense
https://youtu.be/TMOeLcs9hmQ
Padilha,
Vc saberia dizer se os demais subs IKL permanecerão no serviço ativo. Se, pelo menos, o Tikuna?
O tikuna com certeza sim , porque voltou de PMG recentemente, agora o Tupi acredito eu que deva dar baixa do setor operativo no máximo em 2024, quando então acredito eu que o S40 e o S41 já estarão em operação.
Pergunta aos colegas Fabio e Luiz Padilha: com referencia ao submarino Tamoio, da Marinha do Brasil, a que aludem as perguntas feitas no board sobre a volta do submarino? Volta de onde? O que aconteceu com o submarino? Não volta por que motivo de onde? Obrigado
O Tamoio está no AMRJ já há alguns anos para o PMG.Ele não deverá voltar a ativa. Mais, ainda não posso dizer. Vamos aguardar os próximos capítulos.
Bom saber que o Tikuna ainda está em condições de realizar operações deste tipo. Esta matéria não deixa de ser, de certa forma, surpreendente.👍👍👍👍👍
Padilha o Tamoio vai vendido?
Bom dia amigo Guilherme você sabe algo sobre a volta do submarino Tamoio?
Obrigado
Abraço.
Ele não voltará.