O Rear Admiral Sinclair Harris, comandante da U.S. Naval Forces Southern Command/U.S. 4th Fleet, visitou hoje o submarino brasileiro Tapajó, na Naval Station Mayport.
Tapajó esta em Mayport depois de completar o Sustainment Exercise (SUSTAINEX), com o USS Truman (CVN-75). O exercício pre-deployment é realizado com base no cenário do Oceano Atlântico, finalizado em 17 de junho.
A Área de Responsabilidade (AOR – Area of Responsibility) da 4ª Frota inclui a América do Sul, América Central, Caribe e as águas circundantes, visa fortalecer os laços de amizades e aumentar a interoperabilidade entre as forças navais. O CA Harris falou sobre isso durante a sua visita: “Os brasileiros são verdadeiros parceiros, no nosso Hemisfério e no mundo, e este exercício é um grande exemplo dos benefícios de trabalharmos juntos.”
O SUSTAINEX é um exercício de pre-deployment do Truman Carrier Strike Group, que coloca os navios para operar juntos em várias missões coordenadas, incluindo operações de segurança marítima e de defesa de aérea e antissubmarino. O exercício também se mostrou muito valioso do ponto de vista de comando e controle.
“Quando a gente tem a chance de operar em um exercício como o SUSTAINEX, ele se mostra excepcional para o treinamento, com benefícios para o Brasil, assim como nos EUA”.