Por Alonso Palácios
O submarino S-81 Isaac Peral completou com sucesso seus testes de propulsão em amarrações, o que significou girar seu hélice pela primeira vez. Isso foi verificado pela Navantia através de um tópico postado na rede social Twitter.
O S-81 passou por um teste chave em seu complexo processo de desenvolvimento com louvor. “O teste de amarração é um importante marco de segurança, onde é verificado o funcionamento da linha de propulsão e eixo do submarino, enviando comandos para o motor elétrico principal que faz girar o hélice, verificando a correta atividade de todos os sistemas, afirma Navantia em outro dois tweets.
O processo de testes foi realizado na presença de inspetores da Diretoria de Engenharia e Construção da Marinha e com a participação da tripulação do submarino. “Durante o marco de segurança, foi verificado o funcionamento da propulsão e da linha de eixo com o submarino atracado ao cais e com energia autônoma de suas baterias”, destaca.
A conta oficial da Marinha respondeu ao tópico Navantia com esta mensagem: “A hélice S-81 de Isaac Peral já deu suas primeiras revoluções e muito em breve se encontrará dando tudo pela defesa da Espanha no mar e do mar”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: El Debate
E o teste de armas do Riachuelo?
A programação era transferência ao setor operativo nesse trimestre, mas sem esse teste não tem entrega.
O teste com torpedo ja foi concluido. ainda será feito teste de lançamento de míssil em breve. A transferencia para a marinha está prevista para março desse ano.
Interessante. A propósito, Padilha: quando começa o corte da primeira chapa de aço da primeira Tamandaré?
Esse submarino já deu muito trabalha a Espanha, desde erro no projeto até dificuldades de integração de partes de diferentes Nações, mas agora vai.
Como dizem “finalmente”. Tantos erros; só acho difícil construirem as 4 unidades. Acho que ficam em 3.