Por LuizPadilha
O submarino Riachuelo (S 40) realizou nova rodada de testes nas proximidades de Arraial do Cabo-RJ, seguindo com mais uma etapa para sua homologação e incorporação ao Setor Operativo.
O Riachuelo contou com o apoio do NApOc Purus (G 152), do estaleiro Itaguaí Construções Navais (ICN), do Naval Group, do Cento de Apoio a Sistemas Operativos (CASOP) e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), que seguiram o cronograma estipulado pela Coordenadoria Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN).
Os testes de lançamento do novo torpedo F21, correram como previsto e o comissionamento do submarino deverá ocorrer no próximo mês.
Acredito que para defender uma costa como a nossa, deveríamos ter uns 6 submarinos nucleares e uns 20 diesel elétrico, ai sim seria muito difícil adentrar em nossas águas jurisdicionais.
Excelente, aguardamos o lançamento do SM-39…
Segundo informações colhidas a Marinha já fez um lançamento de Exocet de tipo SM39 “dummy”, ou seja, só casulo sem o míssil. A operação foi considerada como satisfatória e não haverá um tire real por enquanto, salvo futuro necessidade quando já operacional.
Excelente, aguardamos o lançamento do SM -39…
Boa tarde Padilha vc sabe algo sobre a volta do Tamoio?
obrigado.
abraço.
Vai demorar
Casop é um centro de apoio, e não centro de análise.
Retificado, obrigado pela observação!
Caro Diego, lógico que não deveríamos parar nos 4, mas é sempre bom ter em mente que o grande objetivo do Prosub é o submarino nuclear, tudo gira em torno disso, desde a escolha da França como parceira no programa pois ela constroi esse tipo de subamarino e a Alemanha não, então ela fornecerá tecnologia e conhecimento na operação e manutenção – algo simplesmente fundamental já que se trata de novo mundo p/ a MB – ficando a parte nuclear ( reator ) a nosso cargo. Todo esse complexo bilionário não se justificaria nem mesmo se adquiríssemos um 2º lote de SBR e não se construisse o SNBR. Abs.
Ótima notícia! O bichão já está navegando “longe” de sua casa, mais um sinal positivo o qual mostra a confiança no vaso.
E os testes com o Míssel Exocet?
Padilha , tudo safo
E não terá o lançamento do MBDA Exocet ?
Foram torpedos F 21 reais, com cabeça de guerra ativa e disparados contra alvos?
Não. Foram F21 de exercício. Para homologar não precisa ser o real.
Boa noite Sr. Padilha, temos alguma previsão ou sinal de que haverá um segundo lote de submarinos? Será uma lástima ficar apenas nestes 4 depois de todo o investimento em produção local.
Após o Angostura será a vez do Álvaro Alberto, que teve a construção de sua seção de qualificação iniciada. Depois……quem viver verá.