Por Guilherme Wiltgen
Apenas cinco dias após celebrar um importante marco do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), hoje (16), tivemos mais um dia histórico para a Marinha do Brasil, Naval Group, Itaguaí Construções Navais (ICN) e para a indústria naval brasileira, com a realização dos testes de imersão em máxima profundidade do submarino Riachuelo (S 40).
O teste de máxima profundidade é extremamente delicado, pois o submarino é submetido a altíssimos esforços devido a alta pressão da profundidade atingida, exigindo ao máximo do casco resistente.
O resultado foi o esperado, com o submarino Riachuelo suportando com excelência todos os testes aplicados, aproximando ainda mais o Brasil do domínio total da complexa tecnologia construtiva desse tipo de embarcação.
Uma pitada de Historia: durante a 2ªGM um congressista americano visitava uma base naval no Pacífico quando um dos tripulantes disse que eles tinham uma vantagem excelente na guerra submarina, seus subs podiam descer mais profundo que os dos japoneses e estes como não sabiam disso programavam as cargas de profundidade p/ explodirem acima dessa cota, tomando como base seus próprios subs. Passando alguns dias esse cara volta e diz p/ os jornalistas que os tripulantes americanos não passavam tantos riscos de serem atingidos pelo motivo relatado. Adivinhem o que aconteceu? Os japoneses souberam pela imprensa americana esse segredo, e passaram a ajustar as cargas p/ profundidades maiores e por ‘coincidência’ as perdas de subs americanos aumentou consideravelmente.
Boa noite!
Acredito, que seja uma informação técnica e estratégica.
No contrato deve constar uma cláusula de confidencialidade entre as partes envolvidas, de domínio somente da Marinha Brasileira e do fabricante!
Mas qual é a profundidade máxima ?
A-300 Metros ?
B-400 Metros ?
C-500 Metros ?
D-600 Metros ?
E-700 Metros?
Eu fico com a opção C. Quando a India vazou informações sobre o Scorpene , deu 537 Metros de profundidade máxima , chamam isso de profundidade de esmagamento.
Mas gostaria que o DAN me respondesse.
Ninguém, muito menos nós, vai passar essa informação! rsrsrsrsrs
No way!!!!!
Caros Wiltgen e Padilha, no vídeo que está no canal de vcs “PROSUB – Apresentação sobre o andamento do programa” ( https://www.youtube.com/watch?v=iOZvtMeIDJU ) aos 19:50min é perguntado qual a profundidade e a resposta do Contra Almirante é: “de 200 a 400m dependendo da área, da velocidade, do que ele irá fazer”. Minha conclusão é deve ser maior que 400m.
Abs.
vc acha que o contra Almirante disse qual é a capacidade de sua arma de guerra?
pode ser proximo ou superior a isto.. muitos informam max 300m
Eu tenho certeza que falou a verdade, ao contrario das maioria das pessoas Militares principalmente os de alta patente não mentem eles desconversam ou então ele simplesmente diria que essa é uma informação classificada. Muitos sites dão como 300 mts. e na época da compra dos SBRs falava-se em 350mts já o Tupi é de 250mts. Então na verdade o Contra Almirante não mentiu o Riachuelo via navegar a uma profundidade máxima de entre 200 a 400mts muito provavelmente essa profundidade de 400 só deve ser alcançada em casos excepcionais mas de forma totalmente segura para não fadigar prematuramente a estrutura do submarino. A grosso modo é a mesma coisa que um carro você pode fazer as curvas no limite e andar com a rotação do motor bem alta mas ele vai se desgastar mais cedo. O submarino no caso comprime e expande ao longo dos anos pode causar empenamento sem contar as vedações e retentores no eixo da hélice que vão der desgaste prematuro. A grande maioria das vezes que ele o submarino estiver em operação estará se deslocando a uma profundidade entre 30 a 80mts. Essas profundidas muito elevadas seriam para ele pousar no fundo do oceano e esperar passar um comboio para atacar lembrando que eu no caso desconheço que tenha havido na história até hoje um lançamento de torpedos de que o submarino tivesse confirmado se o alvo esta correto via periscópio.
Sobre isso da para escrever um jornal .
Bueno e Gilbert, as vezes para o submarino a profundidade máxima pode não ser o que importa num combate, pois existem camadas no mar onde a sanilidade influi, a temperatura do mar influi, ou seja, o submarino pode se ocultar de diferentes formas não necessitando necessáriamente ir ao fundo. E quero deixar claro que dificilmente vocês ouvirão de um submarinista a profundidade máxima real de nossos submarinos, pois mesmo na reserva, eles sabem da importância em manter esta capacidade em segredo. Portanto, quando ouvimos entre 200 e 400 metros, podemos “viajar” dentro desses números pois o limite real dificilmente saberemos.
Essa informação é tão classificada que para vocês terem uma ideia, quando eu visitei o estaleiro Saab Kockums, e vi a fabricação de partes do novo submarino A26 classe Blekinge, ao apontar minha camera para uma seção do submarino, eles imediatamente pediram que eu não fizesse fotos daquela seção. Eu perguntei a razão e eles me disseram: Se outros virem nossas marcações (em giz) na peça, saberão os limites que nosso submarino poderá mergulhar.
Se era verdade ou não, eu não sei, mas fotografei outras partes dele e quero acreditar que eles não iriam dizer isso de brincadeira, porque pelo conheço os suecos, eles não tesse tipo de senso de humor.
Poxa Padilha, que diferença de um país sério como a Suécia para nós, estava eu zapiando pelo Youtube e dei de cara com o vídeo de um canal indonésio que falava sobre o interesse deles pela compra da versão brasileira do scorpene, quando em um dado momento do vídeo eu tomei um susto e quase cai da cadeira, acredite se quiser Padilha, mas a/o hélice do Humaita apareceu descoberta no vídeo, e do lado do vídeo estava o logo da TV Brasil, vulgo emissora traço, agora eu te pergunto Padilha, como isso é possível, quem permitiu que tal gravação fosse feita, quem permitiu que uma coisa dessa fosse para o ar e agora esta rodando o mundo? A MB esse tempo todo, tanto quando soltava vídeos institucionais, ou quando chamava a imprensa( especializada ou não)para apresentar os submarinos sempre o fez com a/o hélice dos submarinos cobertos e agora vem a emissora estatal do governo e grava justamente a/o helice do submarino humaitá descoberto e coloca no ar, é inacreditável que uma coisa dessa aconteça
Realmente é imperdoável isso. Certamente o pessoal do estaleiro estava trabalhando e ela não fica coberta o tempo todo. Alguém bobeou ao não avisar os engenheiros que havia uma emissora captando imagens no local. Os alemães tb tem muitas fotos do 212 e 214 a mostra, porque o mesmo ocorreu na Alemanha. Basta ir na internet que vc verá. Eu, tenho a minha consciência tranquila, porque já vi mas nunca mostrei.
Procurei e não achei esse vídeo mencionado nos canais indonésios. Vc pode colocar o nome aqui?
Mandei Padilha, não precisa aprovar para aparecer aqui, não quero que isso se dissemine, só me responde depois se vc recebeu o link para eu saber
Realmente Junior, aos 3:10 aparece mesmo…
Ainda fazem graça no início do vídeo, no batismo, e utilizam fotos do DAN, a minha ainda tiraram o logo…
Quem seria doido de descer até o primeiro amassado?
Não tem como dizer o máximo sem pegar um e ir testando, mais aí perderia um exemplar.
Os cálculos de engenharia diz aguenta x então tira 40% e diz para usar até aí.
A tripulação poderá ir além mas por sua conta em risco.
Se confirmou 400m capaz que até 540 ele resista mas o fator sorte irá contar muito partir daí