Por Alex Wilson
O submarino de ataque rápido envolvido em uma colisão submarina em outubro completou uma viagem de Guam a San Diego inteiramente na superfície do oceano, disse um relatório da mídia.
O USS Connecticut chegou a San Diego no domingo depois de partir de Guam em algum momento do mês passado, onde parou para reparos depois de atingir uma montanha submarina no Mar da China Meridional, de acordo com um relatório de terça-feira do U.S. Naval Institute News. Oficiais da Marinha não identificados, disseram que a viagem foi feita inteiramente ao longo da superfície.
Os submarinos dos EUA são significativamente mais lentos e vulneráveis quando viajam na superfície, de acordo com o site do Museu Nacional da Marinha dos EUA.
O Connecticut está em “condição segura e estável” no porto de San Diego, disse o porta-voz da Submarine Force Pacific, comandante Cindy Fields, por telefone na terça-feira. Ela não quis comentar se o navio fez toda a viagem na superfície.
A viagem ocorre dois meses depois que o submarino com propulsão nuclear atingiu uma montanha subaquática em águas internacionais na região do Indo-Pacífico. A localização exata do incidente não foi divulgada, mas um oficial de defesa não identificado disse que ocorreu no Mar da China Meridional, de acordo com uma reportagem de 8 de outubro do USNI News.
A colisão, que resultou em ferimentos leves para cerca de uma dúzia de marinheiros, também levou à remoção do comandante, oficial executivo do Connecticut. O vice-almirante Karl Thomas, comandante da 7ª Frota, o substituiu no dia 4 de novembro, citando uma “perda de confiança” em sua liderança.
O submarino da classe Seawolf deverá passar por reparos em Bremerton, Washington, a mais de 1.300 milhas náuticas de San Diego, de acordo com um comunicado à imprensa da Marinha em 4 de novembro.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
1) pela data do acidente e a chegada do USS Connecticut a Guam (em uma semana) o local do acidente simplesmente não pode ser no sul do Mar da China MERIDIONAL pela posição das Filipinas e Guam. A posição efetiva deve ter sido bem mais ao norte e bem perto da Ilha Chinesa de HAI-NAN de modo que na velocidade de 10 a 12 nós na superfície e passando ao NORTE das Filipinas (ilha de Lúzon) é CRÍVEL que o submarino tenha chegado em Guam na data conhecida. Seria impossível passar ao sul ou pelo meio das Filipinas
2) Outras fontes declaram que pelo CUSTO astronômico de se refabricar o sonar dianteiro de projeto que não mais produzido de um classe Wolf (que só tem 3 unidades) é extremamente duvidoso que o submarino receba um novo sonar igual ao de seu projeto.
Ou vai receber um sonar inferior adaptado de uma outra classe de submarino ativa ou vai ser simplesmente ser decomissionado conforme a política do Pentágono requerer para uma solução pública aceitável para a vergonhosa situação…