Os Esquadrões de Helicópteros de Ataque Marítimo da Marinha dos EUA participaram de exercícios combinados como parte do DESI (Diesel-Electric Submarine Initiative), com o submarino Carrera (SS 22) da Armada do Chile.
Entre os exercícios, foram conduzidos içamento de tripulante do submarino e trocas de tripulação dos helicópteros por tripulantes da Real Marinha Australiana (RAN).
O programa DESI foi estabelecido em 2001 pelo U.S. Fleet Forces Command e pelas marinhas parceiras operadoras de submarinos da América do Sul, enquanto participam de exercícios de prontidão de frota.
Desde 1994, a presença do Chile nesta atividade é recorrente e esta é a décima sétima vez que a Marinha do Chile desempenha um papel ativo com uma de suas unidades, fomentando a confiança e a cooperação mútua entre as duas Marinhas, das quais compartilham desafios no Oceano Pacífico.
Para a Marinha do Chile, é relevante ser um componente ativo do “DESI”, já que contribui diretamente para a Área de Missão “Cooperação Internacional e Apoio à Política Externa”, bem como implica operar por períodos prolongados e a mais de 5.000 milhas náuticas do seu país, o que revela uma capacidade logística consistente para o sucesso da participação.