Por Gabriel Dominguez
A Sonardyne International recebeu um contrato de conversão de energia da General Electric (GE) para fornecer tecnologia de posicionamento e rastreamento subaquático para o futuro navio de resgate de submarinos da Marinha da República da Coréia (ASR-II), com 5.200 toneladas.
Em uma declaração de 3 de dezembro, a empresa sediada no Reino Unido disse que o ASR-II será equipado com o sistema Ranger 2 Ultra-Short BaseLine (USBL), que fará a interface a bordo do navio com o sistema de controle Seastream Dynamic Position (DP) da GE “fornecendo informações precisas” e atualizações rápidas de referência de posição durante atividades críticas de manutenção de estações”.
O Ranger 2 a bordo do ASR-II também será usado para rastrear simultaneamente a posição e se comunicar com a instrumentação Sonardyne instalada no novo veículo de busca e resgate profundo (DSRV), sem fio, que está sendo adquirido da UK-based subsea engineering do Reino Unido, operações e grupo de serviços JFD para operar a partir do ASR-II, que deve ser entregue à RoKN até o final de 2022.
O ASR-II e seu DSRV estão sendo construídos como um substituto do navio de resgate submarino RoKS Cheonghaejin da RoKN, com 103 m de comprimento e 4.300 toneladas , comissionado em novembro de 1996 e capaz de operar em ondas de 2 m ou menos.
Sonardyne disse que o pedido do negócio de Conversão de Energia da GE também inclui um Transponder de Posicionamento Dinâmico 6 (DPT 6) classificado como 3.000 m no leito do mar com um colar de flutuação de recuperação para fornecer “posicionamento USBL de alta precisão” para manutenção confiável da estação, mesmo quando operando próximo fontes de interferência potencial de ruído, como outros navios da marinha.
O software da sala de controle será equipado com um Ranger 2 Marine Robotics Pack, que também permitirá que a tripulação da embarcação rastreie o DSRV e se comunique com ele enviando e recebendo mensagens de status.
FONTE: Jane’s
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN