Por Ajsa Habibic
A Saab Seaeye, uma empresa de e-robótica subaquática, informou que a Agência de Apoio e Compras da OTAN (NSPA) adquiriu o sistema Seaeye Leopard para a Marinha Espanhola para cumprir as responsabilidades do Gabinete Internacional de Escape e Resgate de Submarinos e fornecer suporte de mergulho.
É a primeira codificação da OTAN para um veículo operado remotamente que atende aos seus padrões. O Leopard também atendeu aos padrões ISO/IEE 15288 completos da Marinha Espanhola para veículos operados remotamente, juntamente com seus padrões para a cabine de controle, observou a empresa.
Conforme descrito, o Leopard pode localizar e inspecionar um submarino em perigo usando sua variedade de sistemas de sonar e câmeras para fornecer zoom colorido e imagens de vídeo em preto e branco com pouca luz para planejadores de resgate.
De acordo com a informação fornecida pela Marinha Espanhola através da NSPA, o Leopard também contribuirá enormemente para a capacidade de intervenção subaquática da Marinha Espanhola, especialmente nas áreas de operações de salvamento, busca e reconhecimento subaquático e atividades de apoio ao mergulho.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FOTOS: Saab
Equipamento novo, com tecnologias modernas, a marinha “nossa”, deveria estar atenta a isto, se preparar bem, por causa dos submarino (máquina + militares), em caso de possíveis acidentes, prevenção, e se a indústria nacional não conseguir fazer tais feitos, busque parcerias, trocas de conhecimentos acadêmicos, experiências e ou até compre mesmo se for a “preço de ouro”.
Abraço.