As modernas embarcações Guardian 25 fabricadas nos EUA que integram o Projeto SISFRON, serão empregadas no patrulhamento das áreas de fronteira. Cada embarcação é equipada com GPS, sonar e rádio moderno, além de 1 ponto para metralhadora .50 e 2 para metralhadoras 7,62mm.
FONTE: EB
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital
E as lanchas colombianas da cotecmar, será que vai ficar só nas duas unidades mesmo?
A pergunta que não quer calar, o que essas embarcações têm de tão especial que não possam ser projetadas, desenvolvidas e construídas aqui mesmo e com tecnologia própria? ou seja somos capazes de fazer um submarino, mas não de fazer esse barquinho? É mole?
Geraldo,
Não podemos desenvolver um produto, gastando milhões em pesquisa, testes, validação, etc., se a empresa for vender só meia dúzia.
Claro que no Brasil podemos desenvolver e construir embarcações muito mais sofisticadas, mas o problema não é capacitação técnica e sim um problema de custo x benefício. Ou seja, o problema é de mercado. Ninguém irá desenvolver e fabricar um tipo exclusivo de embarcação se não for pra ter lucro.
Nos EUA essa embarcação é de uso comum, tanto civil como militar. Lá há mercado para centenas, milhares, anualmente.
Eu suponho que compramos pelo menos uma 20 sendo bem otimista.
Sonar ? Para que sonar ?
Melhor dizendo seria sonda ao invés de Sonar, serve para saber a profundidade no local.
Para não bater nos botos que habitam o fundo do rio ou talvez pedras e bancos de areia?
O engenheiros do VAL-dos-Cães visitou o estaleiro na Suécia onde se fabrica as CB-90 eles estavam interessados em fabricar essas lanchas sob licença não se falou mais nada seria um complemento para essas Guardian.
Ótima aquisição … boa autonomia .. velocidade e mobilidade melhor ainda … a questão e quantas dessas vão ser compradas …. ainda acho(sonho meu ) q pode pintar uma CB-90 ..n so pros nosso rios mas tb portos espalhados pelo Brasil ..seria um bom complemento as ”’Macaé /Grajaú” …. ao meu ver o ideal pro q precisamos … quem sabe
Concordo plenamente, umas CB90 seriam de arrasar mesmo, precisaríamos comprar em grande quantidade para sair mais barato, mas vai entender o alto-comando…
Ele anda bem! Acho que precisaria um pouco mais de proteção. São dois motores de Popa se fossem Evinrude E-Tec ou Mercury Optimax seriam mais leves mas parecem ser de 4 tempos Mercury EFI mais pesados, teriam a ficha técnica destes barcos? Os Evinrude tem menos partes móveis (não tem nenhuma correia) e fazem manutenção a cada 300 horas.