Por Fatima Bahtić
A Admiralty Shipyards, uma subsidiária da Rússia’s United Shipbuilding Corporation (USC), concluiu a primeira fase de testes de mar do segundo submarino da classe Lada do Projeto 677, Kronstadt (B-586).
Na primeira fase, que ocorreu no Golfo da Finlândia, os testes de alta velocidade e manobrabilidade do submarino foram realizados com sucesso, segundo a empresa.
Uma equipe de engenheiros e a tripulação da Marinha russa realizaram os testes de lastro e estabilidade do submarino, testaram os sistemas de sonar, navegação e comunicação e verificaram seus dispositivos de levantamento e mastro. Os testes de mar começaram em 17 de dezembro.
O estaleiro destacou ainda que já prepara o submarino para a segunda fase dos testes.
A quilha do segundo submarino Kronshtadt foi lançada em julho de 2005 e a cerimônia de lançamento foi realizada em setembro de 2018, 13 anos após o início da construção.
Atrasos no Projeto 677 foram causados por deficiências no desempenho do barco líder. No entanto, o ministério da defesa decidiu retomar o programa, destinando recursos para a construção do segundo e terceiro navios em 2017.
Projeto 677 ou submarinos da classe Lada são a quarta geração de submarinos diesel-elétricos da Marinha Russa, medindo 66,8 metros de comprimento. Eles podem mergulhar a uma profundidade máxima de 300 metros e podem operar por 45 dias com uma tripulação de 35. Eles deslocam 1.765 toneladas enquanto estão à superfície e têm seis tubos de torpedo.
Os submarinos da classe Lada foram projetados no Robin Naval Design Bureau usando as tecnologias mais recentes, incluindo tecnologias de radar stealth. Graças a isso, os submarinos estão quase totalmente silenciosos, observou a empresa.
A Marinha russa planeja comprar um total de oito submarinos da classe Lada.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval Today
FOTOS: Admiralty Shipyards
Parabéns ao DAN!!! Belas e impressionantes imagens dos subs navegando num mar de gelo. Vai direto para minha coleção de PDFs. Coitada da Rússia, está falida realmente.🤣🤣🤣🤣🤣
E o riachuelo? Nao era pra agora dezembro?
Prezado Colombelli, aproveitando sua pergunta: e quanto ao Humaitá?
O seguinte a previsao é inicio de provas em março. Mas o riachuelo ja era pra ter sido entregue. O silêncio está reinante.
S. Humaitá tem previsão de realizar os primeiros testes de mar no início de 22.
Previsões são imprevisíveis em se tratando de Forças Armadas, portanto não tenha expectativas com prazos divulgados. Levo até em consideração que esses anúncios e atrasos são estratégicos. Como o Prosub é um projeto entende-se que tudo tende a ser mais cauteloso mesmo, lembrando que no meio disso tudo ainda tem o submarino nuclear! Ou seja, todo esse momento que o Riachuelo está vivendo servirá de testes para o SSN Alvaro no sentido de que o principal submarino não passará pelos mesmos contratempos (teoricamente).