O navio de guerra é considerado o segundo mais poderoso do mundo e foi comissionado pelo governo chinês em março de 2021.
Batizado de Lhasa, em homenagem à capital da região autônoma do Tibete, o poderoso navio chinês acabou de completar, de acordo com o South China Morning Post, citando a televisão estatal chinesa, oito dias de testes em alto mar e está pronto para combate.
Entre os treinamentos realizados estiveram a detecção e destruição de radares, ataques a alvos marítimos, busca e ataque a submarinos, defesa contra armas nucleares, biológicas e químicas, entre outros exercícios.
“Nós vamos aproveitar de métodos científicos e tecnológicos para explorar novas maneiras de realizar treinamentos e sermos exemplos no quesito treino, ciência e tecnologia”, disse o capitão Li Guoqiang, chefe do centro de treinamento da Marinha chinesa.
Após o comunicado, a expectativa é que o Lhasa entre em atividade nas futuras missões do Exército de Libertação Popular (ELP) ainda este ano. O destróier Nanchang, também modelo Type 055, esteve presente em diversas missões da Marinha chinesa nos últimos dois anos, inclusive em conjunto ao porta-aviões Liaoning.
Com um deslocamento de mais de 12 mil toneladas, cerca de 180 metros de comprimento e 22 metros de largura, o Type 055 é o segundo destróier mais poderoso do mundo, depois do DDG-1000 da Marinha dos Estados Unidos.
FONTE: Sputnik
Para mim o Brasil deveria ter construído sob licença as fragatas chinesas 052
“O navio de guerra é considerado o segundo mais poderoso do mundo […]”
Qual seria o primeiro? Sempre tive essa dúvida
O texto menciona o “Zumwalt” que também é classificado como “destroyer” sendo mais poderoso, mas, na verdade ele é apenas maior já que levará alguns anos ainda para que seus 2 canhões de 155 mm inoperantes por falta de munição sejam substituídos por silos capazes de acomodar os grandes mísseis hipersônicos em desenvolvimento.
O maior e acredito mais poderoso combatente de superfície é o cruzador “Pedro o Grande” da Rússia e outro do mesmo tipo o “Almirante Nakimov” que está sendo trazido de volta à ativa já faz alguns anos com data prevista de retorno em 2023.
Estes dois enormes cruzadores são produtos da União Soviética portanto nenhum novo será construído, porém, modernizados garantirão ainda bons serviços por muitos anos ainda.
E as nossas fragatas em que pé estão????
O início da construção deve ocorrer até março.
Enquanto o projeto construtivo não estiver pronto pela TKMS e o estaleiro propriamente adequado para os trabalhos isso não pode acontecer. Mas evidentemente que pode haver uma cerimônia simbólica de corte de chapa ou batimento de quilha até março, mas seria algo puramente simbólico. Certo, Padilha?
Não haverá corte de chapa e sim a construção de um dos módulos da fragata, como o DGMM disse em entrevista aqui no DAN.
Clique em entrevistas no menu.
Igual o que acontece com a cerimônia de inicio de construção dos cruzeiros? Bacana!