Por Caitlin M. Kenney
WASHINGTON – O secretário de Defesa Mark Esper disse que está disposto a recolocar o capitão Brett Crozier como comandante do USS Theodore Roosevelt, enquanto se aguarda o resultado de uma investigação.
“Nenhuma outra ação será tomada contra o capitão Crozier até que a investigação seja concluída. E uma vez concluído, veremos aonde isso nos leva. E por isso não excluímos nenhuma possibilidade ”, disse Esper na sexta-feira durante uma entrevista à CBS “This Morning”.
Crozier foi dispensado do comando do Roosevelt em 2 de abril pelo ex-secretário da Marinha em exercício Thomas Modly depois que o capitão enviou por e-mail para pelo menos 20 pessoas solicitando ajuda para o surto de coronavírus a bordo do porta-aviões. A carta de Comandante Crozier vazou para a mídia.
Até sexta-feira, 447 marinheiros do navio testaram positivo para o coronavírus.
O capitão Brett Crozier foi dispensado do comando do USS Theodore Roosevelt na semana passada.
Cerca de 3.155 marinheiros da tripulação de 4.800 membros foram levados para terra em Guam, onde o navio está atracado devido ao surto, de acordo com a Marinha.
Thomas Modley renunciou terça-feira passada depois de seu discurso à tripulação do porta aviões Theodore Roosevelt, que incluía chamar Crozier de estupido foi divulgado on-line um dia antes.
James McPherson, que havia sido o subsecretário interino do Exército, foi nomeado por Esper como secretário interino da Marinha.
O almirante Robert Burke, vice-chefe de operações navais, está investigando a decisão de Crozier de enviar a carta por e-mail, bem como o clima em toda a frota do Pacífico para determinar o motivo de uma quebra na cadeia de comando.
Esper disse que está aguardando as recomendações da investigação conduzida pela Marinha.
“Minha inclinação é sempre apoiar a cadeia de comando e levar a sério suas recomendações. Então, vamos ver como isso se desenvolve”, disse ele. “Em algum momento nos próximos dias, eles virão até mim e compartilharão suas descobertas e recomendações”.
Fonte: Star and Stripes
Tradução e adaptação: Marcio Geneve